TZ BlogPlaza - шаблон joomla Окна

Adetur lança rota turística Caminho ao Lago de Itaipu e dá início as obras de sinalização 

Categoria: Notícias Escrito por Adilson Borges / September 11, 2018

A Adetur Cataratas e Caminhos realiza no sábado, 15 de setembro, o lançamento da rota turística Caminho ao Lago de Itaipu – Rota da Fé. O evento será realizado às 11h30min, junto ao Monumento em honra à Nossa Senhora Aparecida, localizado em Itaipulândia. 

O projeto de estruturação das rotas turísticas é fruto de um convênio entre Adetur e Itaipu em parceria com os municípios de Santa Helena, Missal e Itaipulândia, que visa promover e estruturar roteiros turísticos da região, potencializando atividades como caminhada, cavalgada, cicloturismo, entre outros. 

A Rota da Fé tem por objetivo contemplar capelas e os principais monumentos religiosos existentes nos municípios de Santa Helena, Missal e Itaipulândia. O roteiro, que tem início no monumento do Cristo Esplendor em Santa Helena, passará também pelo monumento de São Pedro em Missal e finaliza no monumento de Nossa Senhora Aparecida em Itaipulândia. 

Com um percurso de aproximadamente 75 quilômetros, a proposta é que o trajeto seja percorrido por romeiros, caminhantes, ciclistas, cavaleiros e pessoas que possam estar desfrutando dos trajetos tanto como atividades de lazer, como forma de peregrinação e em diferentes épocas do ano. A rota, que prevê seus trajetos em estradas e caminhos secundários pavimentados e não pavimentados, valoriza também algumas propriedades e atrativos turísticos do meio rural.

O trabalho que foi iniciado em 2016 contou com levantamentos e identificação dos percursos por meio de georreferenciamento, bem como identificação e mapeamento de atrativos turísticos. Recentemente a Adetur contratou a empresa que estará iniciando a implantação da sinalização do percurso da Rota. Os investimentos são resultados do convênio firmado entre Itaipu e Adetur em parceria com os municípios beneficiados pelo projeto.

O Caminho ao Lago de Itaipu também comtemplará um segundo roteiro chamado Rota das Águas que tem como finalidade valorizar e interligar os balneários destes três municípios citados. A previsão de lançamento desta rota é ainda no mês de setembro.

O evento de lançamento da rota turística fará parte da programação da Feira Internacional de Turismo Termal, Saúde e Bem-estar, Termatalia, realizada em Foz do Iguaçu. 

TERMATALIA

O turismo termal, de saúde e bem-estar estará em evidência mundial em Foz do Iguaçu. A cidade será a sede do maior evento do segmento, a Termatalia, entre os dias 12 e 15 de setembro, no Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention. 

A feira terá como slogan “A energia das águas”, em referência às águas mineromedicinais do Aquífero Guarani, e reunirá atrativos termais e de wellness spa, agências de viagens, operadores de turismo, jornalistas e especialistas de 25 países. 

É a primeira vez que a feira acontece em um país de língua portuguesa. Captado pela Gestão Integrada do Turismo, a Termatalia conta com apoio da Itaipu Binacional, Prefeitura Municipal, Fundo Iguaçu, Visit Iguassu, Governo do Estado do Paraná e Embratur, além de entidades públicas e privadas ligadas ao turismo.

Tendência

Dados da Organização Mundial do Turismo apontam que o turismo termal deve crescer 9% nos próximos cinco anos, o dobro do esperado para o turismo convencional. Hoje 6,5% do total de viagens de turismo são escolhidas com base no turismo de saúde e bem-estar, apontam estudos divulgados pela organização da Termatalia.

“A Organização Mundial de Turismo (OMT) e o Fórum Econômico Mundial indicam que o turismo de natureza e o turismo de saúde serão a tendência de viagens nos próximos 10 anos. Estamos conectados com esse movimento”, destaca o secretário de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos, Gilmar Piolla.

Eventos paralelos

Além da feira, Foz do Iguaçu sediará a Jornada de Hidrologia Médica, que terá parceria com o curso de medicina da Unila, o Fórum Água e Termalismo, em parceria com a Universidade de Vigo; o Concurso Mundial de Águas Minerais; e o Capítulo Extraordinário da milenar Ordem do Caminho de Santiago, com a investidura de cavaleiros e damas (defensores do Caminho e protetores dos peregrinos).

 

 

Thank for sharing!

About The Author