TZ BlogPlaza - шаблон joomla Окна

Cataratas do Iguaçu estão com o menor volume de água desde 2006 

Categoria: Notícias Escrito por Adilson Borges / March 26, 2020

A vazão das Cataratas do Iguaçu chegou ao seu nível mais baixo do ano nesta quinta-feira (26) e superou a marca histórica de seca, ocorrida em 2006. A Divisão de Hidrologia da Itaipu Binacional registrouàs 9h, o volume do Rio Iguaçu com 216 metros cúbicos por segundo, ou simplesmente 216 mil litros d’água por segundo. 

O biológo e técnico do setor de Uso Público do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Apolônio Rodrigues, registrou as quedas em baixíssimo volume de água. A vazão normal das quedas é de 1.500 metros cúbicos por segundo. 

Em junho de 2006 o Estado do Paraná passou por uma terrível estiagem e o nível do rio Iguaçu, onde estão as Cataratas chegou a 256 metros cúbicos por segundo. O cenário desolado das quedas com pouca água, surpreendeu os turistas e foi manchete em vários jornais e sites do Brasil e do exterior. 

O Parque Nacional do Iguaçu está fechado desde o dia 18 para visitação pública, por tempo indeterminado, conforme a Portaria nº 227, publicada em 22 de março de 2020, pelo ICMBio. A medida visa a garantir a saúde de das pessoas para conter a transmissão comunitária do coronavírus (covid-19).

 

(Texto: Adilson Borges – Foto Apolônio Rodrigues/ICMBio)

 

  

 

Thank for sharing!

About The Author