TZ BlogPlaza - шаблон joomla Окна

Festa de Iemanjá contará com carreata e procissão fluvial

Categoria: Notícias Escrito por Adilson Borges / February 1, 2019

A Associação Ile Asé Iga Ode, a União Espírita Reino de Oxalá e a Comissão dos Povos de Religiões de Matriz Africana convidam a comunidade para participar neste sábado da Festa de Iemanjá que contará com uma carreata e a procissão fluvial. O encontro tradicional que acontece há 43 anos na cidade, marca a homenagem ao Dia de Iemanjá, celebrado em todo país no dia 02 de fevereiro.

Neste ano, o ponto de encontro para dar início à carreata em homenagem a orixá das águas terá início às 15h, na Praça da Paz. O cortejo seguirá até o Porto de Areia às 16h. Ao chegar no local, começa a preparação para a procissão fluvial no Kattamaran que conduzirá os participantes até o encontro dos Rios Iguaçu e Paraná, quando acontecerá o ponto alto do culto: as oferendas em homenagem à Iemanjá.

A manifestação que já integra uma tradição cultural na região trinacional pretende atrair mais pessoas neste ano e está aberta a toda a comunidade e aos turistas.  A organização está mais ampla com a criação da Comissão dos Povos de Terreiro, instituição que reúne as religiões de matriz africana na fronteira. O evento também conta com apoio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Relações com a Comunidade e da Fundação Cultural.

Uma das organizadoras da "Festa de Iemanjá", a Mãe de Santo, Amanda Vieira, comenta sobre o momento de celebração e unidade do encontro. “É um evento cultural e religioso, e é para todos, é um momento especial, quando nos unimos para pedir à Iemanjá, protetora e mãe de todas as cabeças, paz e humanidade para todos os povos, independente de credo, cor, raça e condição social”, expressou Vieira.

(AMN)

Thank for sharing!

About The Author