TZ BlogPlaza - шаблон joomla Окна

Fórum Paranaense de Turismo Religioso acontece nesta quinta e sexta-feira

Categoria: Notícias Escrito por Adilson Borges / October 17, 2018

Na quinta e sexta-feira, 18 e 19 de outubro, acontece o Fórum Paranaense de Turismo Religioso, em Curitiba. Com boa resposta do seu público, o Fórum vai reunir cerca de 200 profissionais envolvidos com o setor, entre destinos, iniciativa pública e privada, agentes de viagens, representantes de instituições religiosas diversas (católica, evangélica, messiânica, islamismo, afro, indígenas, judaísmo, budismo e federação espírita), entre outros. O evento é uma ação idealizada pela Comissão Estadual de Turismo Religioso, a Pastoral do Turismo da CNBB, Assintec, Fecomércio Paraná, Paraná Turismo e Cepatur, contando com o apoio de Sebrae Paraná, ABAV-PR, Curitiba Conventions & Visitors Bureau e ABEOC Brasil PR.

O evento ganha força por acontecer em 2018, considerado o ano do turismo religioso no Paraná. No Estado, o setor representa 25% dos atrativos neste segmento, com santuários, rotas e ícones. O paranaense também é considerado um povo de fé, o que confere ainda mais força às discussões e melhorias desta temática.

Entre os objetivos do Fórum estão: contribuir para qualificação do Turismo Religioso no Paraná, valorizando o patrimônio histórico-cultural e buscando incrementar o fluxo de visitantes e a economia local, regional e estadual. Segundo o presidente da Paraná Turismo, Jacó Gimennes, “o evento tem o intuito de congregar os municípios e demais atores deste segmento, além de divulgar ações, potenciais e produtos, constituindo-se num importante instrumento para troca de experiências e conhecimentos”.

Programação

O Fórum acontece na sede do Sebrae Paraná, começando no dia 18, às 8h, com um café de boas-vindas. A solenidade de abertura começa às 9h, com um momento inter religioso que vai congregar representantes de nove matrizes religiosas. Na sequência, o coordenador da Comissão do ano Estadual do Turismo Religioso e sócio da Domus Viagens, Pedro Kempe, e o presidente da Paraná Turismo, prof. Jacó Gimennes, farão o lançamento dos 50 anos de Arte Sacra, junto com Dirceu Rosa.

À tarde, começam os painéis: às 13h30, “O processo de estruturação de destinos e produtos no Turismo Religioso”, com Vilma de Oliveira (Cultivar Turismo – Maringá), Marlene Novaes (professora doutora em Turismo e Hotelaria), Bibiana Antoniacomi (Special Turismo) e Cleverson Pinheiro (Pinheiro Receptivo). Às 14h20, “Aprendendo com quem faz”, sob mediação de Deise Bezerra (Diretora técnica da Paraná Turismo), com Irmã Ana Tomelin (Santuário Madre Paulina, de Nova Trento), Sálvio Tonini (secretário de Turismo de Nova Trento), Padre José Adelson Ramos e Antônio Américo (diretor secretário da Festa de Nazaré). Às 16h40, ocorre o painel “Iniciativas Pró-Turismo Religioso”, sob mediação de Patrícia Albanez (consultora de negócios e coordenadora de Turismo do Sebrae Paraná), com Marcelo Lubas , da Nativa do Brasil Engenharia), sobre o concurso paranaense de artesanato turístico, Hardy Guedes (assessor cultural da Paraná Turismo), sobre a construção e oportunidades São João Maria, João Gilberto  (Romaria Aparecida) e Eli Araújo (Guia Romaria Brasil) e Gustavo Toigo (vereador), sobre o caminho Padre João Schiavo.

Na sexta-feira, dia 19, o evento começa às 8h15. Após o café de boas vindas, Eduardo Filho faz uma mensagem de paz com cantos católicos. O primeiro painel acontece às 8h50, com mais uma rodada de cases de sucesso, sob mediação de Rodrigo Rosalem (diretor de planejamento e gestão da Fecomércio PR), com Francisco Aparecido Izidoro (secretário de Turismo de Lunardelli), Cristiane Rossetim (secretária de Turismo de Prudentópolis), Karin Willis (professora da prefeitura municipal de Curitiba, sobre as Trilhas do Sagrado), Adegmar José da Silva (assessor de políticas de igualdade racial da prefeitura de Curitiba, sobre a Festa do Rosário), Ruben Moyano (coordenador da Rota da Fé) e Padre Celso Miquelo (coordenador da Rota do Rosário). Às 11h30, acontece o último painel “Promoção e Comercialização do Turismo Religioso”, com Fábio Skraba (presidente da ABEOC-PR), para falar sobre estratégia de eventos e promoção; Pedro Kempe (sócio da Domus Viagens Operadora de Turismo), que vai explanar sobre a formatação de roteiros turísticos;  e Bernardo (Andes Tur), que vai falar sobre a operação em eventos, uma experiência de fé.

A partir das 13h30, ocorrem dois city tours em Curitiba: inter-religioso, em parceria com a Special Paraná, e católico, em parceria com a Pinheiro Receptivo. Nos dias 20 e 21 de outubro, ocorre uma viagem técnica para Prudentópolis. Tanto os city tours como a viagem técnica são realizados por adesão dos interessados. As vagas são limitadas.

 

SERVIÇO:

Fórum Paranaense de Turismo Religioso

Dias 18 e 19 de outubro

Das 8h15 às 18h30 (18/10) e das 8h30 às 14h (19/10).

Local: Auditório do Sebrae Paraná – Rua Caeté, 150 Prado Velho – Curitiba PR

Inscrições até 17/10, às 16h: encurtador.com.br/GJOZ3 

Visitas técnicas por adesão em Curitiba – dia 19/10, a partir das 14h. Inscrições até 17/10, com vagas limitadas – citiy tour inter religioso (41) 3232 1314 (Special Paraná) e city tour católico (41) 3354 0161 ou (41) 99696 9121.

Viagem técnica por adesão para Prudentópolis e Rota do Rosário – dias 20 e 21/10. Inscrições até 16/10, por e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Informações: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou (41) 3883 4552 (Waldirene).

Thank for sharing!

About The Author