TZ BlogPlaza - шаблон joomla Окна

Ministro de Minas e Energia cumpre agenda intensa em Itaipu

Categoria: Notícias Escrito por Adilson Borges / January 15, 2018

O ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, vem a Foz do Iguaçu nesta terça-feira (16), para uma série de compromissos na Itaipu Binacional. A agenda inclui a inauguração do Centro de Inovação em Mobilidade Elétrica Sustentável (CI-MES), a assinatura de um acordo de cooperação técnica para implementação do Programa de Mobilidade Sustentável nos ministérios do governo federal e a apresentação do Projeto Green Silicon (Silício Verde). 

Esta será a segunda vez que o ministro Fernando Coelho Filho virá ao Paraná em pouco mais de uma semana, para eventos da Itaipu. No último dia 8, ele participou da posse do novo diretor-técnico executivo da binacional, Mauro Corbellini, no escritório da empresa, em Curitiba.

CI-MES

O principal ponto da agenda do ministro será a inauguração das instalações do Centro de Inovação em Mobilidade Elétrica Sustentável (CI-MES) da Itaipu Binacional. O Centro fica dentro da usina, em frente ao Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Montagem de Veículos Elétricos (CPDM-VE). A estrutura tem mais de 3 mil metros quadrados de área construída e conta com laboratórios, oficinas, ferramentaria e showroom, entre outros espaços.

O centro terá como foco pesquisa e inovação, especialmente na área de armazenamento de energia. Ali, serão desenvolvidos a segunda geração da bateria de sódio com tecnologia nacional, em parceria com a Fundação Parque Tecnológico Itaipu (FPTI); sistemas inteligentes de armazenamento de energia, com aplicação em áreas isoladas; e soluções para gestão de energia e mobilidade.

Tanto o CI-MES quanto o CPDM-VE fazem parte da estrutura do Programa Veículo Elétrico (VE). Enquanto o novo galpão focará a pesquisa e a inovação, o CPDM-VE concentrará a parte dos grandes equipamentos – como o laboratório de solda, as máquinas de corte de precisão e o dinamômetro de rolo, usado no projeto do ônibus híbrido a etanol, desenvolvido em parceria com a Finep.

MOBILIDADE SUSTENTÁVEL

Durante a visita, o ministro também assina um acordo de cooperação técnica entre o Ministério de Minas e Energia (MME) e a Itaipu Binacional para implantação do Programa de Mobilidade Sustentável nos ministérios do governo federal. A medida contribui para atender o compromisso assumido pelo Brasil na 21ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima (COP-21), de reduzir as emissões em 37%, para até 2025, e de 43% até 2030. 

O programa será coordenado pelo MME e terá suporte técnico de Itaipu. Ele será expandido para os demais ministérios que tenham ações relacionadas com o tema, com o propósito de cumprir os compromissos assumidos na COP-21. 

O primeiro projeto busca monitorar a utilização dos veículos elétricos e o abastecimento nos eletropostos, contabilizando em tempo real as emissões de CO2 evitadas. Também vai analisar os possíveis impactos dos VEs na rede elétrica e testar a integração do veículo elétrico em redes inteligentes e sistemas de armazenamento de energia. 

Outro objetivo é identificar novos modelos de negócio para o setor elétrico, vinculados ao tema, e estudar mecanismos técnicos, econômicos e financeiros para viabilizar o incremento do projeto piloto em escala nacional.

GREEN SILICON

O Projeto Green Silicon (Silício Verde), ainda em fase de estudos será apresentado às autoridades durante a visita de Fernando Coelho Filho. O projeto é uma parceria entre a Itaipu, a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) e o Parque Tecnológico Itaipu (PTI).

A apresentação do projeto Green Silicon será feita pelos diretores de Coordenação brasileiro e paraguaio, Newton Kaminski e Pedro Domaniski. O projeto inclui a implantação do ciclo completo de industrialização desse mineral na região fronteiriça entre o Brasil e o Paraguai. A proposta será apresentada também ao vice-ministro de Minas e Energia do Paraguai, Mauricio David Bejarano Martí. Participam ainda conselheiros do Brasil e Paraguai, além de outros representantes das instituições parceiras do projeto.

O projeto Green Silicon, também conhecido como Projeto Industrial Integrado para a Produção de Módulos/Painéis Solares Fotovoltaicos, surgiu da perspectiva de desenvolvimento industrial que poderá proporcionar à região da fronteira do Brasil com o Paraguai, em especial no oeste do Paraná. 

A produção de painéis fotovoltaicos e células solares envolve uma cadeia expressiva de suprimentos como vidro, Tevlar, alumínio, conectores e inversores, entre outros. Também prevê geração de renda e contratação de mão de obra qualificada. A expectativa, caso o projeto venha a ser implantado, é criar 4.310 empregos diretos, com geração de renda da ordem de 54,8 milhões de euros.

PROGRAMAÇÃO

O ministro desembarca em Foz na segunda-feira (15) à noite e será recebido pelo diretor-geral brasileiro, Luiz Fernando Leone Vianna.

No dia seguinte, às 9h, ministro e comitiva se deslocam ao Centro de Recepção de Visitantes da Itaipu (CRV), acompanhados do diretor-geral brasileiro. A agenda da manhã incluirá o plantio de uma árvore no Bosque dos Visitantes, uma visita técnica à usina e um sobrevoo na região, com saída do heliponto da usina. 

À tarde, a comitiva assistirá à apresentação do estudo de viabilidade do projeto Green Silicon. Na sequência, eles farão a inauguração do Centro de Inovação em Mobilidade Elétrica (CI-MES). A agenda, que ainda inclui a assinatura do acordo de cooperação para a implantação do Programa de Mobilidade Sustentável, deve terminar por volta das 16h30.

(Itaipu Binacional - Foto: Julio Covello/IB)

Thank for sharing!

About The Author