TZ BlogPlaza - шаблон joomla Окна

Prefeitura e PTI firmam parceria para atração de empresas de tecnologia e inovação

Categoria: Notícias Escrito por Adilson Borges / May 20, 2020

O prefeito Chico Brasileiro e o diretor superintendente do Parque Tecnológico de Itaipu (PTI), General Eduardo Garrido, assinaram, hoje (20), um protocolo de intenção para atração de empresas de tecnologia e inovação. O ato faz parte de uma série de ações do Programa Acelera Foz, lançado na semana passada, e que visa alavancar a economia da cidade. 

Acompanharam a assinatura o secretário de Planejamento, Ednardo Aguiar, o secretário de Tecnologia da Informação, Evandro Ferreira e o secretário de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos, Gilmar Piolla. As três pastas estão envolvidas diretamente na parceria.

“ Esse protocolo vem concretizar ações para fomentar o desenvolvimento tecnológico e da inovação em Foz do Iguaçu", afirma o prefeito Chico Brasileiro.

Polo de Inovação e Tecnologia

Com uma localização estratégica privilegiada, legislação municipal e estadual que a tornam um ambiente diferenciado na região Sul do Brasil, Foz do Iguaçu está pronta para se transformar em um Polo de Inovação e Tecnologia.

A cidade já mantém uma série de incentivos através de alterações realizadas na legislação. Entre elas destacam-se a Lei Municipal de Inovação, que oferece redução de ISSQN e descontos em taxas; a Lei Estadual 14.895/2005, que estabelece incentivos para produção de eletroeletrônicos, telecomunicações e informática; o Programa de Desenvolvimento Econômico, que permitiu a instalação de empresas de tecnologia e inovação no distrito industrial com isenção de IPTU, ISSQN sobre as obras de construção civil e taxas diversas; 

“Esse protocolo está alinhado com o Programa Acelera Foz e vai fortalecer o ecossistema de inovação e tecnologia, transformando-se em um motor para a economia da cidade. Vamos facilitar a vinda das empresas que querem se instalar na cidade”, reforçou Garrido.

Áreas de atuação

O protocolo de intenção estabelece quatro eixos de atuação: Espaço no Distrito Industrial de Foz do Iguaçu para empresas de base-tecnológicas, Centro Municipal de Inovação, Plano Diretor para Cidades Inteligentes e Ações educacionais para alunos da rede municipal de ensino.

Distrito Industrial

A parceria prevê um espaço no Distrito Industrial de Foz do Iguaçu para empresas de base tecnológica, que converge com a intenção do Programa Acelera Foz de atrair empreendedores para a cidade. O objetivo é oferecer aos empresários do setor condições diferenciadas para instalação. 

Condomínios de Startups

O Protocolo possibilita ainda a atuação do Parque Tecnológico junto com a Prefeitura na implementação do Centro Municipal de Inovação, que vai abrigar startups. O condomínio de startups vai funcionar no prédio da Secretaria de Turismo. O local vai entrar em reforma nos próximos dias. A previsão é que 50 empresas se instalem no local.

Bairro Inteligente

A Vila A será o primeiro bairro do Brasil a ter tecnologias voltadas a tornar as cidades inteligentes testadas e demonstradas, com o objetivo de promover melhorias em áreas como segurança pública e mobilidade urbana. O Programa Vila A Inteligente é uma iniciativa do Parque Tecnológico em conjunto com a Itaipu Binacional e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). 

Atividades Pedagógicas

Outro trabalho que será desenvolvido entre o Parque Tecnológico e a Prefeitura de Foz é na área da educação. O PTI vai ofertar aos alunos da rede pública municipal atendimentos pedagógicos em temas como tecnologia, inovação e empreendedorismo.

(AMN)

Thank for sharing!

About The Author