TZ BlogPlaza - шаблон joomla Окна

Programação do Outubro Rosa segue até a última semana do mês

Categoria: Notícias Escrito por Adilson Borges / October 8, 2019

Até o dia 26 deste mês, a barragem de Itaipu terá as tonalidades da campanha Outubro Rosa, ação mundial de alerta ao câncer de mama, durante as noites de sexta-feira e sábado. Dos 829 refletores que iluminam a estrutura, 140 tiveram a lâmpada trocada para que a barragem ganhe a tonalidade da campanha. Neste mês, a coloração também pode ser vista refletida no prédio da Planta de Biogás e Biometano na Itaipu.

A abertura do Outubro Rosa em Itaipu ocorreu na noite da última sexta-feira (7). A programação iniciou com o show do acordeonista Tiago Rossato e banda. Depois, com a barragem iluminada, os visitantes passaram de ônibus próximo aos condutos forçados. Um show de fogos concluiu a iluminação especial.

As saídas do atrativo Itaipu Iluminada ocorrem às 19h30, sempre as sextas e sábados. A duração é de uma hora e meia. Mais informações podem ser obtidas em https://ingressos.turismoitaipu.com.br/p/itaipu-iluminada.

Apoio à causa

Já é tradicional a participação da Itaipu no Outubro Rosa. “A adesão à campanha é uma forma de chamar a atenção sobre prevenção e tratamento da saúde, algo tão valioso e que não podemos descuidar nunca”, diz o diretor-geral brasileiro de Itaipu, general Joaquim Silva e Luna.

Além de promover uma programação para o público interno, a binacional apoia eventos da campanha em Foz do Iguaçu, em conjunto com a Rede Mulher Foz, que reúne 20 entidades das esferas públicas e privadas.

No dia 25, a Rede Mulher Foz encerra a programação da campanha com um jantar beneficente na Quinta das Marias, a partir das 20h. Os ingressos custam R$130 por pessoa, com rolha livre, e devem ser comprados nos pontos de venda (Realce Modas, Eko7, Loja Doidão, Imobiliária Cássia Regina, Carlão Auto Peças e Alice Modas).

 

Câncer de mama

O câncer de mama é segundo tipo que mais acomete brasileiras, representando em torno de 25% de todos os cânceres que afetam o sexo feminino. Para o Brasil, foram estimados 59.700 casos novos de câncer de mama em 2019, com risco estimado de 56 casos a cada 100 mil mulheres.

Não há uma causa única para o câncer de mama. Diversos agentes estão relacionados ao desenvolvimento da doença entre as mulheres, como: envelhecimento (quanto mais idade, maior o risco de ter a doença), fatores relacionados à vida reprodutiva da mulher (idade da primeira menstruação, ter tido ou não filhos, ter ou não amamentado, idade em que entrou na menopausa), histórico familiar de câncer de mama, consumo de álcool, excesso de peso, atividade física insuficiente e exposição à radiação ionizante.

Praticar atividade física, ter alimentação saudável e manter o peso corporal adequado reduzem o risco de desenvolver câncer de mama: cerca de 30% dos casos podem ser evitados quando são adotados esses hábitos. A amamentação também é considerada um fator protetor.

 

(Itaipu Binacional - Foto: Kiko Sierich)

Thank for sharing!

About The Author