120 empresas vão receber o Selo de Qualidade no Turismo do Paraná

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No próximo dia 17, empresas paranaenses participam da cerimônia de entrega do Selo de Qualidade no Turismo do Paraná, ciclo 2016/2017, um reconhecimento às organizações que investem em melhorias em seus processos de gestão e na qualidade na prestação dos serviços. O evento será às 18h30, no Expo Unimed Curitiba. Na oportunidade, 120 micro e pequenas empresas receberão o reconhecimento.

Há um ano elas participam de um programa do Sebrae/PR, desenvolvido em parceria com Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Paraná (ABIH-PR), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Paraná (Abrasel-PR), Associação Brasileira de Agências de Viagens do Paraná (Abav-PR), Associação Brasileira de Empresas de Eventos do Paraná (ABEOC/PR), Paraná Conventions, Paraná Turismo e Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR).

O conteúdo prevê uma série de etapas para elaboração de diagnóstico empresarial, feito com base em questionários respondidos pelos gestores, treinamentos, palestras, avaliações de consultores e visitas técnicas. São avaliados requisitos legais, processos de gestão, sustentabilidade e atendimento, itens de infraestrutura e oferta de serviços. O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) é o responsável pela análise de conformidade e avaliação das empresas no final do processo.

O programa tem como objetivo o aperfeiçoamento técnico e profissional das empresas do setor turístico, por meio de avaliação da gestão, processos e qualidade de produtos e serviços. Nesta edição, além de meios de hospedagem (hotéis, resorts, flats e pousadas) e estabelecimentos de gastronomia turística (restaurantes, bares, lanchonetes), foram avaliadas agências de turismo receptivo, organizadoras de eventos, locadoras de veículos, empresas de transporte turístico e espaços para eventos, onde o Sebrae/PR já atua com projetos no segmento, como em Curitiba, Litoral, Londrina, Maringá, Cascavel, Foz do Iguaçu e Campos Gerais. A iniciativa também propiciou a participação de empresas de outras regiões do Paraná, através de Chamada Pública.

O coordenador estadual de Turismo do Sebrae/PR, Aldo Cesar Carvalho, explica que uma das vantagens do programa é estimular a melhoria contínua na gestão do negócio e na prestação de serviço aos turistas. Ele conta que o conteúdo aponta soluções para reduzir perdas e custos no processo produtivo, para melhorar a rentabilidade e aumentar o lucro. “Nos treinamentos, as empresas recebem informações, entre outros enfoques, sobre como assegurar que o produto, serviço ou sistema atenda às normas vigentes exigidas pela legislação, o que permite ainda medir a evolução do negócio”, destaca.

O Sebrae/PR é responsável pela execução técnica do programa que, entre outras vantagens, melhora a imagem da organização e de seus produtos junto aos clientes. “Não podemos deixar de enfatizar que o Selo também reposiciona e fortalece as marcas, facilitando o acesso a novos mercados, além de priorizar as empresas participantes em ações como rodadas de negócios, feiras e eventos de grande porte”, resume.

“O Selo de Qualidade também atesta a melhor qualificação das empresas em relação à sua gestão e prestação de serviços. Essa relação está no DNA do Sebrae, que com este processo pretende solidificar o Paraná como importante destino turístico nacional e internacional”, conclui Carvalho.

Para a diretora da Câmara Empresarial de Turismo da Fecomércio PR, Rosa Maria Corbari Maccali, o Selo eleva o nível de competitividade do setor. “As empresas alcançam o reconhecimento do mercado por seu investimento em melhorias em seus processos de gestão. E o consumidor final ganha porque passa a contar com produtos e serviços de melhor qualidade a preços mais justos, resultado da concorrência entre as empresas”, sugere. “Mesmo em pouco tempo, o Selo já se tornou um referencial para o mercado, em função do reconhecimento do próprio consumidor que é exigente e seletivo”, explica.

De acordo com a diretora técnica da Paraná Turismo, Deise Bezerra, o consumidor está cada vez mais em busca de qualidade. “O Selo vem ao encontro dessa tendência de comportamento. As empresas que conquistam esse reconhecimento estão no rol das que oferecem esse diferencial de infraestrutura que o público procura ao selecionar um destino turístico, um meio de hospedagem ou um espaço gastronômico”, diz. Para ela, isso é um atrativo para o turista e para as empresas, que podem divulgar a conquista como “cartão de visita”.

Ela conta que este é o segundo ano do programa, que inicialmente estava limitado a algumas regiões do Estado. Porém, acredita que, com a abertura da participação para empresas de todo o Paraná, haverá maior procura dos empreendedores, a fim de qualificar o setor e torná-lo mais competitivo. “Esperamos contar com o apoio dos gestores de turismo, secretários e representantes de conselhos municipais de turismo, que terão papel fundamental para divulgar o programa em suas cidades”, justifica.

Das mais de 160 empresas inscritas no programa deste ano, 120 atingiram 80% de conformidade nos critérios avaliados e receberão o Selo. Esta distinção não é permanente. Tem validade de um ano e prevê a melhoria contínua dos participantes para que alcancem a qualificação, com avaliação anual.

(Assessoria)

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