24º Salão Paranaense de Turismo começa abraçado pelo trade turístico

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook

Otimismo foi a tônica da solenidade de abertura do 240 Salão Paranaense de Turismo, na noite de quinta-feira (26), no Memorial de Curitiba.  Promovido pela Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV-PR), o evento reúne representantes do setor turístico de todo o país nos dias 27 e 28 na Expo Unimed Curitiba.

Acontecem simultaneamente a 14ª Mostra das Regiões Turísticas do Paraná e o Fórum Nacional de Turismo Rodoviário.

Ao dar as boas vindas aos participantes, o presidente da ABAV-PR Antonio Azevedo realçou a importância do turismo para o desenvolvimento social: “São 52 setores produtivos gerando empregos e realizando sonhos”. Para estar atualizado em relação às inovações tecnológicas da era digital, o setor investiu fortemente em capacitação, transformando os agentes de viagens em consultores 24 horas voltados ao elo mais precioso da cadeia turística: o cliente. Segundo Azevedo, o conhecimento, a segurança e o tempo são os principais fatores de sucesso. Ele também destacou o empenho da ABAV-PR para modernizar a estrutura aeroportuária paranaense: “Não podemos perder mais tempo”.

Recém chegado do México onde participou da Feira das Nações, o prefeito de Curitiba, Rafael Greca, abordou a visão do turismo como estratégia para superar graves crises, a exemplo do Plano Marshall no pós-guerra. “A luz dos pinhais que brilha em Curitiba ilumina os caminhos do turismo”, afirmou o prefeito ao destacar a escolha do Memorial de Curitiba por ser “o coração da cidade”.  Greca anunciou a retomada de pesquisas para melhor atender à demanda turística. A Linha Turismo terá bilhetagem eletrônica por aplicativo com tíquete válido por 24 horas, bem como embarques e desembarques “onde o turista queira”.

Participaram da cerimônia o professor Jacó Gimennes, representando a governadora Cida Borghetti; o presidente da Fecomércio Sistema Sesc/Senac, Darci Piana; o presidente da Federação Nacional do Turismo (Fenactur), Michel Tuma Ness; o diretor operacional do Sebrae Paraná, Julio Cezar Agostini; a presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-PR), Jilcy Mara Joly Rink; o presidente da Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa, deputado Ney Leprevost; a presidente do Instituto Municipal de Turismo de Curitiba, Tatiana Turra; o presidente do Curitiba Convention & Visitors Bureau, Adonai Aires Arruda Filho; o presidente do Sindicato Empresarial da Hospedagem e Alimentação (SEHA), João Jacó Mehl; o representante da Federação Brasileira da Hospedagem e Alimentação, Marco Antonio Fatuch e o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-PR), Orlando Kubo.

Na oportunidade, foram homenageadas personalidades do trade turístico estadual. Uma apresentação de dança folclórica de Curitiba encerrou a solenidade.

Valorização do Centro Histórico

O coquetel de boas vindas foi oferecido pela Associação de Comerciantes do Setor Histórico de Curitiba, valorizando a culinária típica da multiplicidade cultural da cidade.

Na ocasião os estabelecimentos Jeito Mineiro, Bella Vivenda, Bar do Alemão, Pizza, Hotel Brasília, Nonna Giovanna, A Caiçara, Hotel Roma, Oriente Árabe e Procerva – Associação dos Microcervejeiros do Paraná deram um brilho especial ao evento. As delícias gastronômicas típicas atraem turistas à capital paranaense.

(Flamma Comunicação – Foto: Kelly Knevels)

 

 

Explore mais