24º Salão Paranaense de Turismo: mais conteúdo para público qualificado

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Otimismo e determinação foram as marcas da 24ª edição do Salão Paranaense de Turismo, que ocorreu de 26 a 28 de abril de 2018 em Curitiba. Com clima agradável, o Salão novamente foi o ponto de encontro de profissionais do trade turístico no sul do país e agregou capacitação técnica, feira de negócios, premiações e exposições.

Como inovação e ponto forte desta edição, o Salão agregou o Fórum Nacional de Turismo Rodoviário e, com isso, tornou mais robusta sua agenda de capacitação técnica. “Faz-se necessário discutirmos a fundo o setor e eventos como o Salão cumprem essa função”, disse o presidente da Associação Brasileira das Agências de Viagens do Paraná (ABAV-PR), Antonio Azevedo. No Fórum, cinco painéis reuniram lideranças e especialistas ligados ao turismo rodoviário e chegaram a um pensamento: faz-se necessária a sinergia entre iniciativa pública e privada e a especialização de profissionais ligados ao setor, com atuação multidisciplinar. As discussões do Fórum devem motivar uma reunião entre entidades nas próximas semanas, onde seu resultado deve ser preparado para encaminhamento a autoridades competentes.

Além do Fórum mais 20 oportunidades de capacitação técnica compuseram a programação, tratando de temas ligados à gestão, tecnologia, vendas e destinos nacionais e internacionais. “Montamos uma agenda que contemplou todos os perfis de profissional do trade turístico e estamos felizes com a receptividade”, disse a vice-presidente de Capacitação da ABAV-PR, Lissandra Bueno. Para encerrar a programação, o procurador do ministério Público Federal, Deltan Dallagnol, falou aos presentes sobre ética nos negócios. “Slogans como ‘fazemos qualquer negócio’ e ‘foco nos resultados’ devem ser ressignificados”, disse, incentivando a rejeição às justificativas racionais para comportamentos que estimulam a corrupção.

Exposição de produtos para público qualificado

Outro ponto marcante do evento foi a audiência qualificada. Com o feriado de 1º de maio próximo ao evento, os corredores da Feira estavam mais vazios, mas, quem visitou a Feira o fez com intenção de fazer negócios. As quase 300 marcas que expuseram nessa edição mostraram-se satisfeitas com os resultados da Feira, pois puderam conversar mais com os visitantes, detalhando mais seus produtos e serviços, e vislumbrar novas alianças de trabalho ou o fortalecimento de contatos já estabelecidos. No evento, os expositores puderam mostrar as novidades para a temporada de 2018 e 2019 e foi marcante o volume de promoções de ocasião, especialmente por parte das operadoras de turismo. “Com os expositores que conversei,  até mesmo os mais críticos, notamos que eles estavam satisfeitos. Alguns já manifestaram a vontade de estar conosco no ano que vem”, comemora Antonio Azevedo.

Outros destaques

O 24º Salão Paranaense de Turismo foi também marcado por homenagens e oportunidades de networking.  Já na abertura solene, diversas personalidades do trade turístico estadual foram homenageadas. Honrarias também aconteceram na entrega do Prêmio Qualidade no Turismo, promovido pelo Sebrae Paraná.

Fechou o evento o lançamento da Oktoberfest Curitiba 2018, que divulgou seu local e data: de 7 a 9 de setembro, no Museu Oscar Niemeyer (MON). Para fechar o Salão, a festa típica alemã trouxe música, chopp e dança para o Salão, em uma iniciativa de valorização da etnia germânica que marca a cultura paranaense.

(Flamma Comunicação)

More to explorer