9ª edição da Feira Livre de Trocas da Tríplice Fronteira será neste sábado (17)

9ª Feira de Trocas
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Além das possibilidades de trocas, evento terá atrações culturais para toda a família.

Prevista para acontecer no último dia 04, um domingo, a 9ª edição da Feira Livre de Trocas da Tríplice Fronteira precisou ser adiada devido às condições climáticas do dia em questão. A chuva impossibilitou a realização do evento aberto, que acontece a céu aberto, na rua. No entanto, uma nova data foi firmada: dia 17 de agosto, sábado, a partir das 15h, na Casa Florir, em Foz do Iguaçu.

O evento é gratuito, aberto a todos e funciona assim: separe objetos que pretende trocar e vá até o local da Feira. Chegando lá, prepare seu cantinho (estenda uma toalha ou canga, leve araras ou caixas; você decide como quer expor suas coisas) e comece a negociar trocas com quem quiser e pelo o quê quiser, menos por dinheiro. Roupas, sapatos, livros, objetos de decoração, acessórios; tudo o que estiver em desuso para uma pessoa pode ganhar um novo uso na vida de outra.

Além das trocas, a Feira também terá diversas atividades, como a Oficina Circense para crianças e adultos (Brincaderia Circo Show) e a Oficina de Brinquedo de Bambu. Também haverá Contação de Histórias sobre aves nativas e uma exposição de fotos de aves da Mata Atlântica. As atividades são gratuitas, com vagas limitadas e as inscrições serão feitas na hora. Apresentações musicais e culturais também terão seu lugar na Feira, que contará ainda com espaço kids e feirinha gastronômica.

Além das possibilidades de trocas, haverá coleta de lixo eletrônico, que, posteriormente, será enviado a um projeto que realiza o descarte adequado, e um espaço para doações, que serão destinadas à Ação Social da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

Segundo os organizadores, o objetivo deste projeto é promover a economia solidária, o consumo consciente, a sustentabilidade e a valorização da cultura local. “A Feira pretende propor uma reflexão sobre o desperdício e o acúmulo de bens materiais, chamando a atenção da população para o consumo consciente”, pontua Mayara Brecher, que é membro da equipe organizadora da Feira.

Ela também pontua sobre a prática da economia solidária que é estimulada através do ato de trocar. “Essa prática ajuda a minimizar os impactos ambientais causados pela produção excessiva ao redor do mundo, por isso é tão importante a participação da população”, frisa Mayara. Além disso, segundo ela, a Feira de Trocas também se apresenta como uma alternativa de lazer e cultura para todos, contribuindo para a interação social e o fortalecimento de vínculos comunitários entre os participantes.

O evento promove não apenas trocas materiais entre os participantes, mas, principalmente, trocas que envolvem afeto, já que é um espaço para conhecer, conversar e interagir com pessoas.

*Esta iniciativa cultural recebeu recursos do Fundo Municipal de Incentivo Cultural por meio do Edital de Concurso nº 02/2023 de Seleção de Projetos de Produção e Difusão Cultural realizado pela Fundação Cultural de Foz do Iguaçu.

Programação:
15h – Abertura do evento com DJ Mano Zeu.
16h às 18h – Oficina Circense para crianças e adultos com Brincaderia Circo Show (oficina simultânea com outras atividades).
16h às 18h– Oficina de Brinquedo de Bambu (facilitadora: Kelly Cristina Michels; 20 vagas)
17h30 às 18h – Apresentação cultural Kaburé Maracatu.
18h30 até 19h – Contação de histórias sobre aves nativas + exposição de fotos de Aves da Mata Atlântica (facilitador: Fabrício Vilela)
19h15 às 20h15 – Grupo Musical Trio Raíces.
20h30 – Encerramento.

Serviço:
9ª Feira Livre de Trocas da Tríplice Fronteira
17 de agosto (sábado), das 15h às 20h30
Endereço: Casa Florir (rua Romário Vidal, 816 – Vila Yolanda)
*Evento gratuito e de classificação livre

Explore mais