Foz do Iguaçu participa do Meeting Paraná em Montevidéu

download (6)
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Evento organizado pelo Viaje Paraná reuniu mais de 100 agentes de viagem e reforçou a presença do turismo paranaense no mercado uruguaio.

A Secretaria Municipal de Turismo de Foz do Iguaçu participou nesta terça-feira (9) do Meeting Paraná, realizado em Montevidéu, no Uruguai. O encontro, promovido pelo Viaje Paraná, reuniu dez expositores, entre eles os municípios de Foz do Iguaçu e Curitiba, além de companhias aéreas, operadores privados, a Motiva Aeroportos e a Azul Linhas Aéreas. A programação contou com rodada de negócios e capacitações, oportunidade em que o Destino Iguaçu apresentou seu potencial turístico a cerca de 100 agentes de viagem.

Segundo o secretário de Turismo de Foz do Iguaçu, Jin Petrycoski, a presença no Meeting Paraná reforça a necessidade de ampliar a promoção junto ao mercado uruguaio. “O Uruguai envia majoritariamente turistas rodoviários para nossa cidade. Esse perfil está alinhado à cultura de viagem dos uruguaios, que tradicionalmente realizam deslocamentos terrestres de longa distância. Mas, com a implantação do voo direto de Curitiba, terá mais opções de vinda além do modal já tradicional. O objetivo é destacar que nosso destino oferece uma ampla variedade de produtos e serviços turísticos que precisam ser conhecidos por este mercado, e estimular cada vez mais a vinda desse público, independentemente do meio de transporte”, afirma o secretário.

Para a representante da Secretaria de Turismo no evento, a servidora pública Célia de Andrade, o posicionamento estratégico de Foz como destino multifacetado foi essencial. “É importante mostrar que Foz do Iguaçu é um destino completo em atrativos e experiências. O mercado demonstrou grande interesse em atualizações, pois muitos agentes ainda não tinham informações claras sobre as novidades estamos oferecendo”, explica.

“Também tivemos a oportunidade de dialogar com o Comitê Descubra Brasil no Uruguai, que reforçou que outros destinos brasileiros já realizam ações frequentes neste mercado e colhem resultados positivos. Eles se colocaram à disposição para apoiar a promoção de Foz e do Paraná, o que é ótimo para ampliarmos nossa presença entre os uruguaios”, finaliza Célia.

O presidente do Viaje Paraná, Irapuan Cortes, destaca a força do evento como vitrine para o estado. “O Viaje Paraná conseguiu realizar este momento, que já estamos denominando como Meeting Paraná ou Paraná Day, mostrando a potencialidade turística do nosso estado. É fundamental enaltecer a presença de Foz, porque não há como falar do turismo do Paraná sem destacar nossa principal porta de entrada. Queremos que Foz do Iguaçu seja reconhecida e valorizada por todos os profissionais de turismo aqui no Uruguai”, comenta o presidente.

Segundo dados do Parque Nacional do Iguaçu, em 2024, 14.532 uruguaios visitaram à cidade. Já até julho de 2025, o destino já tinha recebido quase 10 mil visitantes vindos do Uruguai, reforçando um potencial de crescimento.

Além da Secretaria Municipal de Turismo, o evento contou com a participação de representantes do trade turístico iguaçuense, como Hotel Vivaz Cataratas, Acquamania, Blue Park e Mabu Hotéis.

Explore mais