Eleição realizada durante o 37º Congresso em Foz do Iguaçu reforça protagonismo dos municípios e parceria com o Ministério da Saúde.
A chapa única “Avança COSEMS-PR: Construindo o Novo Tempo do SUS na Vida dos Paranaenses” foi eleita para conduzir a entidade no biênio 2026–2027. A escolha ocorreu durante o 37º Congresso das Secretarias Municipais de Saúde do Paraná (COSEMS-PR), em Foz do Iguaçu, e consolida o COSEMS-PR como interlocutor estratégico dos municípios junto ao Governo do Estado e ao Ministério da Saúde, em um momento de fortalecimento da regionalização e da ampliação do acesso aos serviços do SUS.
A nova Diretoria Executiva será presidida por Fábio de Mello, secretário municipal de Saúde de Foz do Iguaçu, que permanece à frente do Conselho. Compõem ainda a chapa eleita: Bruna Cristina Markevicz (vice-presidente, Mallet), Ali Hassan Haidar (vice-presidente adjunto, Cascavel), Tatiani Pereira Sabaini Azevedo (diretora administrativa, Santa Mariana), Leandro de Melo Silva (diretor administrativo adjunto, Barbosa Ferraz), Adriane da Silva Jorge Carvalho (diretora financeira, Pinhais) e Marcelo Francisco de Matos (diretor financeiro adjunto, Juranda).
A governança se complementa com o Conselho Fiscal, formado pelos titulares Tatiane da Silva Correa Filipak (Curitiba), Manoel Soares (Paranapoema) e José Benedito de Andrade (Rio Bom), e pelos suplentes Márcia Fernandes de Carvalho (Pato Branco), Aletheia Patricia Busch (Francisco Alves) e Julio Cezar Sandrini (Piraí do Sul). Na articulação política, assumem as Relações Institucionais e Parlamentares Antonio Carlos Figueiredo Nardi (titular, Maringá) e Vivian Biazon El Reda Feijó (suplente, Londrina), reforçando o diálogo com o Legislativo e demais instâncias de governo.
Quem é Fábio de Mello
Presidente reeleito do COSEMS-PR, Fábio de Mello é doutor em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e possui especializações em Gestão em Saúde pela Fundação Getulio Vargas (FGV) e em Políticas de Saúde pelo Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa.
Antes de assumir a Secretaria Municipal de Saúde de Foz do Iguaçu, Fábio atuou por dois mandatos como secretário de Saúde de Santa Terezinha de Itaipu, acumulando experiência em gestão regionalizada, organização de redes assistenciais e qualificação da atenção básica. “Foi uma escola. Ali eu aprendi sobre gestão”, relembra Fábio.
Em Foz do Iguaçu, sua gestão tem sido marcada pela redução de filas, ampliação das especialidades, reforço das equipes e expansão de leitos, em cooperação com os governos estadual e federal. Entre as iniciativas recentes, está o reforço da oferta de atenção especializada com a chegada da Carreta de Oftalmologia do programa federal “Agora tem Especialidades”, uma das estratégias do Ministério da Saúde para enfrentar vazios assistenciais no país.
Fábio de Mello comemorou a chegada do programa à cidade. “Essa conquista é histórica para Foz do Iguaçu. Estamos unindo esforços com o Governo Federal e o Estado para garantir que nossa população tenha o cuidado que merece, com tecnologia, estrutura e acolhimento.”
A carreta de oftalmologia tem capacidade para realizar consultas, exames de vista e procedimentos cirúrgicos, com potencial para milhares de atendimentos durante o período de permanência em Foz do Iguaçu, reduzindo a fila por atendimento especializado e melhorando a qualidade de vida dos pacientes. O secretário-executivo do Ministério da Saúde, Adriano Massuda, confirmou a ampliação por mais 30 dias do atendimento oftalmológico da Carreta “Agora tem Especialidades” no município, totalizando 60 dias de serviços. Inicialmente, o prazo terminaria em 10 de dezembro.
Instalada no Complexo Bordin, na Avenida Juscelino Kubitschek, 3287, a carreta funciona de forma integrada à rede local, articulando-se com a Atenção Primária, a rede ambulatorial e hospitalar. Os agendamentos são realizados pela Central Municipal de Regulação, respeitando a ordem única pactuada com o território. O programa prevê a circulação de 150 carretas em todo o país até 2026, levando atendimento especializado às regiões com maior necessidade.
Alinhamento com a agenda nacional do SUS
A eleição da chapa única “Avança COSEMS-PR” ocorre em um contexto de reconstrução e fortalecimento do SUS, com foco em regionalização solidária, ampliação da atenção especializada, digitalização dos processos de gestão e um cuidado cada vez mais humano e territorializado.
A nova gestão do COSEMS-PR é parceira central na implementação das políticas nacionais no território paranaense, articulando secretarias municipais, Governo do Estado e União para garantir mais acesso e qualidade na rede pública de saúde.
Assessoria do COSEMS-PR



