Foz do Iguaçu sedia congresso sobre o futuro das relações de trabalho 

Captura de Tela 2025-11-18 às 16.05.37
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Evento reunirá mais de 170 especialistas para debater os impactos da tecnologia, novos modelos regulatórios e o papel da Justiça do Trabalho em um cenário de profundas transformações socioeconômicas. 

Foz do Iguaçu vai receber, entre os dias 27 e 29 de novembro, o IV Congresso Nacional e II Internacional da Magistratura do Trabalho. Realizado pela Academia Brasileira de Formação e Pesquisa (ABFP) em parceria com a Associação Brasileira de Magistrados do Trabalho (ABMT), o encontro ocorrerá no Bourbon Termas Eco Resort Cataratas e é considerado o maior evento jurídico do país na área. 

O congresso surge como um espaço para reflexão em um contexto global de aceleradas mudanças tecnológicas, econômicas e sociais. As transformações nos modelos de produção têm gerado um cenário de incertezas e insegurança jurídica, impactando as estruturas legais que regulam o trabalho. O Direito do Trabalho se apresenta, nesse ambiente, como “instrumento central e relevante para a melhor mediação dos interesses sociais e econômicos”. 

 A organização define o propósito do evento como a criação de “um espaço de diálogo plural, interdisciplinar e comprometido com o fortalecimento do diálogo social e aprimoramento institucional”. Estas são consideradas condições essenciais para a busca por soluções jurídicas inovadoras e equilibradas. Ao longo dos três dias, 35 painéis reunirão lideranças sociais, econômicas e institucionais do Brasil e do exterior. 

 A programação abrange temas estratégicos, como a evolução dos modelos regulatórios, os impactos do progresso tecnológico, a transição energética e questões de infraestrutura e logística, com destaque para o setor portuário. O debate também se estende ao papel e aos limites da competência da Justiça do Trabalho, tema que tem sido objeto de análise no Supremo Tribunal Federal e que, segundo o texto de apresentação do evento, aponta para “um preocupante cenário de esvaziamento institucional”. 

 O evento se destina a um público diverso, incluindo magistrados, membros do Ministério Público, advogados, acadêmicos, lideranças dos setores governamental, empresarial e de trabalhadores, além da sociedade civil e imprensa. As atividades ocorrerão em formato presencial e on-line, com certificação emitida pela ABFP, ABMT e pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE). 

Explore mais