Mercado Público Barrageiro traz cozinha dedicada à formação gastronômica e valorização da cultura alimentar

Site Iguassu News tam foto (45)
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Novo espaço amplia ações de capacitação, troca de saberes e fortalecimento da economia local dentro do Mercado.

O Mercado Público Barrageiro inaugurou, no dia 18 de dezembro, um novo espaço voltado à formação e valorização da gastronomia local: a Cozinha do Mercado. Totalmente equipada, a estrutura foi criada para sediar oficinas, workshops, aulas práticas e encontros dedicados à cultura alimentar de Foz do Iguaçu, ampliando as possibilidades de convivência, aprendizado e troca de saberes no espaço.

A inauguração aconteceu por meio de uma aula conduzida pelo chef Odirlei Mitrut, que reuniu convidados alinhados ao espírito de colaboração, aprendizado coletivo e reconhecimento da história e das cozinhas da cidade. O encontro simbolizou o início das atividades da Cozinha e reforçou o papel do Mercado Público Barrageiro como um ponto de encontro entre diferentes conhecimentos, práticas e tradições gastronômicas.

A Cozinha foi implantada a partir de uma realização conjunta do Itaipu Parquetec e da Itaipu Binacional, com apoio da Dako, que realizou a doação de eletrodomésticos e eletroportáteis para qualificar as atividades desenvolvidas.

Presente na aula inaugural, a gestora de Projetos do Sebrae/PR, Maisa Silvestre, avaliou que a experiência foi desafiadora e inspiradora, especialmente por tirá-la da zona de conforto. “É um espaço que vai muito além da formação técnica, porque oportuniza aprendizado, encontros, trocas, networking e novas conexões”, disse. Segundo ela, a Cozinha do Mercado vai também contribuir para atrair diferentes públicos e ampliar o fluxo de pessoas no Mercado Público Barrageiro, fortalecendo o potencial econômico do espaço.

A Cozinha do Mercado Público estará à disposição das associações, cooperativas, instituições e pessoas que atuam no espaço e fomentam a gastronomia local, reafirmando o compromisso com a alimentação fresca, o incentivo à qualificação de produtores e o fortalecimento da economia local, em sintonia com a proposta do Mercado como ambiente de desenvolvimento social, cultural e econômico.

Explore mais