PUBLICIDADE

Impactos da Reforma Tributária e da Certificação OEA no comércio exterior brasileiro

Site Iguassu News tam foto - 2026-01-22T124556.506

São temas da palestra estratégica vai orientar empresas sobre competitividade e suspensão de impostos no comércio exterior acontece no próximo dia 28.

Foz do Iguaçu, no Paraná, com sua localização privilegiada na Tríplice Fronteira, consolida-se como um pulmão estratégico para as Empresas Comerciais Exportadoras (ECEs), que conectam a produção nacional aos mercados do Paraguai e da Argentina. No cotidiano dessa engrenagem, essas facilitadoras assumem o peso das burocracias e riscos logísticos, permitindo que indústrias de todos os portes alcancem o mundo com segurança. Esse esforço conjunto refletiu-se no desempenho histórico de 2025, quando o Brasil atingiu o superávit recorde de US$ 348,7 bilhões em exportações. Mais do que estatísticas, esse cenário reafirma a vocação de Foz como um elo vital para a competitividade e a fluidez do comércio exterior brasileiro.

Reconhecendo o papel estratégico do setor de exportação para a Região Trinacional, a De Paula Contadores abre sua temporada de eventos com a palestra gratuita Exportadores: O Programa OEA e o Novo Marco Legal Tributário. Com o propósito de capacitar seus clientes e o mercado local, o encontro acontece no próximo dia 28, às 16h, abordando um tema que se tornou urgente diante dos avanços e das novas exigências da Reforma Tributária no Brasil.

“Entendemos que informação de qualidade é uma ferramenta poderosa de gestão. Nosso papel não é apenas apurar impostos, mas orientar e capacitar o cliente para que ele administre com segurança em meio às mudanças que já estão em curso”, define a CEO Elizangela de Paula Kuhn, que também preside o GBrasil, maior grupo de empresas contábeis do país.

A importância do selo OEA no novo cenário fiscal

O evento será conduzido por um trio de especialistas: o sócio da empresa consolidadora, de despachos – Exacta, Mario Camargo; a CEO Elizangela de Paula Kuhn e o gestor empresarial Marcello Pinheiro. O foco central é o programa de Operador Econômico Autorizado (OEA), uma certificação concedida pela Receita Federal que atesta a segurança e a conformidade de uma empresa em suas operações internacionais.

No novo Marco Legal Tributário, a certificação OEA deixa de ser apenas um “selo de qualidade” para se tornar uma ferramenta financeira. Isso ocorre porque o programa permite a suspensão de tributos, o que preserva o capital de giro das exportadoras. “Empresas sem o selo enfrentarão processos muito mais burocráticos, com impostos retidos na fonte e pedidos de ressarcimento demorados, o que pode, em última análise, inviabilizar a viabilidade financeira das operações”, alerta o palestrante Mario Camargo.

O encontro promete desmistificar o processo de conformidade, apresentando os benefícios práticos para as Empresas Comerciais Exportadoras (ECEs) que buscam agilidade aduaneira e redução de custos logísticos e fiscais.

Sobre a De Paula contadores
Mais do que a gestão de números e obrigações fiscais, a De Paula Contadores consolidou sua trajetória de 55 anos baseada no investimento em pessoas e na inovação estratégica. Com uma equipe de mais de uma centena de especialistas e a certificação ISO 9001:2015, que é renovada anualmente para atestar a excelência de seus processos. A empresa de vai além da contabilidade tradicional para atuar como um braço de consultoria e capacitação para seus clientes.

Serviços:
Evento: Palestra “Exportadores: O Programa OEA e o Novo Marco Legal Tributário”
Data: Dia 28, às 16h
Local: Auditório da De Paula Contadores
Endereço: Auditório De Paula – Rua Antonio raposo, 310 – Centro
Site: https://depaulacontadores.com.br/
Instagram: @depaulacontadores
Contato: 45 2105 2000

Fotos: Divulgação De Paula Contadores

Assessoria de imprensa
SILVANA CANAL MKT
Contato: 45 99971 8013
Foz do Iguaçu – Paraná

Post relacionados