Investimentos em infraestrutura, apoio a cooperativas e estímulo à inovação sustentável marcam a participação da Itaipu no maior evento agro do Oeste do Paraná, de 9 a 13 de fevereiro, em Cascavel.
A Itaipu Binacional inaugura, nesta segunda-feira (9), às 9h, o novo Pavilhão da Agroindústria Familiar no Show Rural Coopavel 2026, em Cascavel (PR). A obra, realizada em parceria com a Coopavel, foi um dos compromissos assumidos pela usina durante a edição de 2025 da feira e reforça as políticas de desenvolvimento rural, sustentabilidade e inclusão produtiva apoiadas pela empresa.
Com 950 metros quadrados de nova área construída, somados aos 450 do espaço anterior, o pavilhão passa a totalizar 1.400 metros quadrados, ampliando significativamente a capacidade de exposição das agroindústrias familiares. O número de feirantes crescerá de 45 (2025) para 87 (2026), quase dobrando as oportunidades de comercialização e fortalecimento de cadeias produtivas locais.
Na mesma solenidade, a Itaipu entregará uma van à Cooperativa de Produção e Comercialização da Reforma Agrária e Agricultura Familiar (COPCRAF), viabilizada por meio do Edital Itaipu Mais que Energia – “Fortalecimento das Organizações Sociais”. A iniciativa amplia a capacidade operacional da cooperativa e de seus associados.
Ainda na segunda-feira (9), o diretor-geral brasileiro da Itaipu, Enio Verri, participará do painel “Acordo Mercosul – Perspectivas e Oportunidades”. O debate contará com a presença da secretária de Comércio Exterior, Tatiana Prazeres, e lideranças cooperativistas para discutir os impactos geopolíticos e ambientais no agronegócio.
Na terça-feira (10), as atividades seguem com a apresentação dos resultados do Programa Acelera ESG (sigla para Environmental, Social and Governance — em português, Ambiental, Social e Governança), iniciativa da Itaipu em parceria com o Itaipu Parquetec. O programa conecta startups, produtores rurais, cooperativas e agroindústrias no desenvolvimento de soluções em eficiência energética, redução de impactos ambientais, gestão de resíduos, uso racional da água e inclusão produtiva.
Desde 2025, o Acelera ESG apoia 13 startups e investiu quase R$ 2 milhões em projetos de inovação sustentável voltados ao agro.
Também no dia 10, às 15h, será realizada a entrega de equipamentos ao projeto Cozinha da Dona Marli, na Associação 13 de Junho, reforçando ações sociais e produtivas no município de Cascavel. O evento será na sede da associação, na rua Márcio Batista, 240, Bairro Cascavel Velho, Cascavel (PR).
Espaço Vital e Estande Itaipu
A Itaipu também marca presença na Vitrine Tecnológica de Agroecologia “Vilson Nilson Redel” (Vital), um dos espaços de maior destaque da feira, que atrai um público diversificado – desde pequenos agricultores familiares até visitantes interessados em práticas de produção sustentável. Durante todos os dias do evento, a binacional apresentará suas iniciativas por meio de exposições de Plantas Medicinais, Condimentares, Aromáticas e Alimentícias Não Convencionais (PANCs), demonstrando ao público a relevância dessas espécies para a conservação do patrimônio genético e cultural. Além disso, será destacada a importância econômica e ambiental do trabalho com meliponídeos, as abelhas nativas sem ferrão, fundamentais para a preservação da biodiversidade e para a agricultura sustentável.
Outro destaque da participação da Binacional no Show Rural é seu estande de aproximadamente 300 metros quadrados, repleto de tecnologia e atividades educativas. O espaço, localizado na área central do evento, inclui experiências voltadas para temas ambientais, tecnológicos, energéticos e de ciência aplicada, reforçando o compromisso da Itaipu com a sustentabilidade.
