PUBLICIDADE

Foz do Iguaçu acompanha avanço do mercado chinês com alta no turismo e isenção de vistos entre Brasil e China

Site Iguassu News tam foto

Crescimento no número de visitantes chineses, dados oficiais da Embratur e a política de isenção recíproca de vistos reforçam o cenário favorável para a promoção internacional de Foz do Iguaçu.

No último ano, o Visit Iguassu, dentro da estratégia da Gestão Integrada do Turismo de Foz do Iguaçu e com reforço financeiro do Fundo Iguaçu, coordenou a consolidação de ações estruturadas para posicionar Foz do Iguaçu como destino prioritário no mercado chinês, considerado o maior emissor de turistas do mundo. Comparando a visitação de chineses no Parque Nacional do Iguaçu, principal ponto turístico da região, foram registrados em 2024: 16.256 e em 2025: 21.455, gerando um aumento de 31,98%.

A ofensiva completa 9 meses e foi planejada de forma integrada e organizada em três pilares estratégicos: presença digital, campanhas de marketing e promoção internacional.

O projeto prevê a continuidade e o fortalecimento de investimentos e ações no ano de 2026.

Presença digital e infraestrutura tecnológica
Para superar as barreiras do ecossistema digital da China, o Visit Iguassu coordenou a contratação da China Business Network (CBN), empresa especializada no mercado asiático. A parceria resultou na criação de uma base sólida de comunicação digital, com destaque para o lançamento do site oficial do destino no idioma mandarim, otimizado para mecanismos de busca locais, como o Baidu. A plataforma alcançou mais de 81 mil visitas mensais e posições de destaque em rankings de SEO.

Paralelamente, foi estruturado um ecossistema completo nas principais redes sociais chinesas, como WeChat, Weibo e Red Note, com conteúdo adaptado aos hábitos culturais, comportamentais e de consumo do viajante asiático.
O objetivo é atuar de forma profissional, dando visibilidade para a marca Foz do Iguaçu Destino do Mundo e acompanhar o cenário de capilaridade aérea entre Brasil e China, oportunizando o incremento do fluxo de visitantes do mercado chinês.

Campanhas de marketing e engajamento
Após o lançamento da presença digital em abril, o segundo semestre de 2025, entre agosto e dezembro, foi marcado por campanhas de impulsionamento focadas na ampliação de alcance e na consolidação da base de seguidores. As ações incluíram o uso de banners com apelos sazonais e culturais, colaborações estratégicas com influenciadores digitais chineses e posicionamento em plataformas de alto tráfego, convertendo visibilidade em intenção de viagem.

Promoção internacional e destaque na ITB China
O crescimento expressivo na emissão de turistas chineses, com quase três vezes mais visitantes em 2024 em comparação a 2023, culminou em um papel de protagonismo na ITB China 2025, principal feira do setor no país. Em alinhamento com a Embratur, Foz do Iguaçu, representado pelo Visit Iguassu e Secretaria Municipal de Turismo, foi o destino anfitrião do estande do Brasil no primeiro dia do evento, lançando a estratégia no mercado e reforçando o posicionamento da marca “Foz do Iguaçu Destino do Mundo”.

Monitoramento e perspectivas
Todas as ações realizadas pela CBN são acompanhadas por relatórios mensais de desempenho, com métricas de alcance e engajamento. Os resultados obtidos em 2025 serviram como base estratégica para o planejamento de 2026, com o objetivo de ampliar ainda mais a presença e a competitividade do Destino Iguaçu no mercado chinês.

Dados da Embratur
Segundo dados divulgados pela Embratur em 26 de dezembro de 2025, o número de turistas chineses no Brasil cresceu 34% entre janeiro e novembro de 2025. No período de 11 meses, 94,4 mil visitantes da China desembarcaram no país, frente a 70,4 mil no mesmo intervalo de 2024. O volume também superou o total registrado ao longo de todo o ano de 2024, quando o Brasil recebeu 76,5 mil turistas chineses.

Dados da Agência Brasil
De acordo com informações publicadas no site da Agência Brasil, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou a concessão de isenção de algumas categorias de vistos de curta duração para cidadãos chineses, em regime de reciprocidade à medida adotada pela China desde 2025. A decisão foi comunicada ao presidente Xi Jinping durante conversa telefônica realizada na noite de quinta-feira (22). Em nota divulgada pelo Palácio do Planalto na sexta-feira (23), o governo brasileiro informou que a iniciativa está inserida no contexto da ampliação da cooperação bilateral em áreas da “fronteira do conhecimento”. A política chinesa de isenção de vistos para brasileiros está em vigor desde 1º de junho de 2025 e, inicialmente válida por um ano, teve seu prazo estendido até 31 de dezembro de 2026.

O presidente do Visit Iguassu, Wolney Biesdorf, comenta sobre a importância de prever cenários positivos e atuar em parceria entre as instituições. “Quando falamos do mercado chinês, falamos do maior emissor de turistas do mundo e de um público estratégico para o futuro de Foz do Iguaçu. Por isso, o Visit Iguassu estruturou uma estratégia de médio e longo prazo para posicionar o Destino no mercado Chinês, com foco em presença digital qualificada, conteúdo adaptado ao ecossistema chinês e ações de promoção internacional, sempre em comum acordo entre as instituições que compõem a Gestão Integrada do Turismo. Os resultados já aparecem no crescimento do fluxo de visitantes e no protagonismo do destino no mercado, reforçando que Foz do Iguaçu está preparada para competir em mercados globais e consolidar um posicionamento sustentável no cenário internacional.”

Post relacionados