O modelo “telessaúde” será aprimorado, desafogando as filas e otimizando o acesso da população.,disse o candidato Airton
A implementação de serviços de telemedicina na rede municipal é um dos compromissos reforçados por Airton José, do PSB 40.
“Há hoje, avanços tecnológicos que permitem levar o atendimento para a casa do cidadão, e basta apenas a vontade política, adquirindo equipamentos viáveis de comunicação, que podem ser disponibilizados pelo município aos pacientes. Uma inovação tecnológica assim, possibilita a realização de consultas médicas de forma virtual, o que não apenas otimiza o atendimento, mas também permite acesso a um número maior de pacientes, em um tempo significativamente reduzido. Com base em estudos e na opinião dos profissionais que atuam no segmento, está sendo elaborado o programa “ConectaSaúde”, levando o atendimento médico onde o cidadão estiver. O modelo “telessaúde” será aprimorado, desafogando as filas e otimizando o acesso da população. Aírton pretende também instalar cabines com módulos de internet nos bairros, assim todos terão conectividade.
Em muitos casos, a capacidade de atendimento poderá aumentar em até 50% ou mais, agregando uma adesão de profissionais de saúde até mesmo de outras regiões se for necessário. “De comunicação eu entendo, e, se hoje, familiares conversam com os filhos do outro lado do mundo, porque não conversarem com os médicos?”, comenta Aírton.
O plano de governo na área da saúde, elaborado por Aiton José e Deoclécio Duarte, reflete um compromisso com a população, de maneira humana, integrada e colaborativa. Estudos demonstram que em alguns casos, o tempo de espera pelo atendimento pode ser reduzido em até 90%, permitindo que os pacientes fiquem em frente ao médico em questão de minutos. Há um outro fator importante: a tecnologia e o avanço na telemedicina reduzem bastante o intervalo entre o agendamento e a consulta. Hoje há pessoas aguardando meses por uma consulta.
Pacientes que residem em áreas remotas ou enfrentam dificuldades de mobilidade serão especialmente beneficiados, pois receberão atendimento no conforto de seus lares, evitando deslocamentos longos e dispendiosos. Esses e outros benefícios, enaltecem a telemedicina, uma ferramenta comprovadamente eficiente, moderna e que revolucionará os sistemas de saúde municipais. “Conversando com o Governo federal, poderemos demonstrar o diferencial que há em uma cidade como Foz do Iguaçu e, isso resultará em um atendimento equitativo e de muita qualidade para todos os cidadãos”, lembra Aírton.
Durante sua campanha, o candidato apresentou um conjunto de propostas que visam implementar mudanças essenciais na gestão pública, com o intuito de promover melhorias em todos os setores, com ênfase na área da saúde.