Ação rosa: rede hoteleira de Foz do Iguaçu oferece mamografias a funcionárias com mais de 45 anos

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Quase 20 funcionárias que atuam em dois hotéis da mesma rede em Foz do Iguaçu fizeram pausa no expediente ou aproveitaram os horários de folga, nesta última semana de outubro, para fazer mamografias. No mês em que o mundo todo está envolvido com as campanhas de conscientização contra o câncer de mama, os exames foram agendados e pagos pela empresa, como forma de incentivar mulheres com mais de 45 anos a cuidarem da própria saúde.

“Me senti valorizada e fiquei muito feliz porque lembraram de nós,” comentou a camareira Terezinha Machado, de 54 anos. O gerente de um dos hotéis, Lee Chih Li, considera que “investir na saúde dos trabalhadores dos hotéis foi uma forma de efetivar à adesão à campanha do Outubro Rosa.”  

Hotéis rosa: dentro e fora

Desde o dia 1° de outubro, as fachadas dos dois hotéis da rede Viale, em Foz do Iguaçu, estão iluminadas com tons de cor-de-rosa, em referência do Outubro Rosa. As piscinas e alguns espaços de convívio também ganharam as cores da campanha.

No mês de outubro também foram realizadas palestras sobre câncer de mama nos hotéis, em parceria com o plano de saúde conveniado, Itamed. O convidado foi o médico mastologista, dr. Arnaldo Pereira Cortez Júnior que tem 46 anos de experiência. Ele já realizou mais de 3.800 cirurgias de remoção completa da mama em mulheres e quase 20 em homens. Dr. Arnaldo falou da importância da detecção precoce e mostrou fotos de casos reais de câncer de mama.

Com o assunto em debate, o tema virou conversa de corredor, foi compartilhado em casa pelos funcionários e a corrente da informação que pode salvar vidas se estabeleceu. Estimulada pelas ações, a governanta Mônica Ortega Troglio, de 54 anos, compartilhou com os colegas de trabalho uma experiência pessoal que teve aos 41 anos: ela retirou um pequeno nódulo da mama, depois da detecção em exame precoce. “Graças a isso tenho tranquilidade hoje. Em setembro fiz meus exames preventivos como faço todos os anos e está tudo dentro da normalidade”, contou.

As outras mulheres que trabalham nos hotéis e fizeram o exame durante a ação em parceria com plano de saúde terão as mamografias analisadas por profissionais especializados. “Se detectarmos alterações, os exames serão encaminhados para dr. Arnaldo e será dado o devido encaminhamento,” explicou a enfermeira Sandra Varela, representante do plano de saúde. Um alívio para muitas das trabalhadoras dos hotéis: “Não consegui agendar o exame pelo posto de saúde, por isso, foi muito importante esta ação do hotel,” disse a auxiliar de lavanderia Marcia Machado. 

 

More to explorer