Adriano Monanc lança em Foz mostra que será apresentada na França

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

O artista iguaçuense Adriano Monanc será o primeiro brasileiro a expor na galeria Golan Rouzkhosh, em Paris, na França. A exposição está marcada para o período entre 4 e 17 de fevereiro. No Brasil, o lançamento da mostra, que leva o nome de Novas Cores, está marcado para o próximo dia 30, às 19h, no restaurante Taj, em Foz do Iguaçu.

No exterior, a exposição itinerante vai começar pela França e depois segue para Bruxelas, na Bélgica, Principado de Mônaco, Dubai, nos Emirados Árabes, e Nova Iorque, nos Estados Unidos. O artista tem o patrocínio da Itaipu Binacional, mas ainda precisa arrecadar mais recursos para a viagem.

Pintor de arte moderna, Monanc vai expor 26 obras, todas com elementos da natureza, inspirados na fauna e flora inseridas no comportamento humano. “Novas Cores é um convite a assumir uma nova postura, uma nova atitude em relação à natureza”, diz o pintor.

Para esse trabalho, Monanc se inspirou nos atrativos naturais de Foz do Iguaçu, sua terra natal, que abriga as Cataratas. Pela galeria onde vai expor, uma das mais disputadas da Europa, já passaram obras de renomados pintores do mundo inteiro, como Pablo Picasso e Jackson Polock.

A oportunidade de expor na galeria francesa surgiu por meio de um contato quase por acaso com dois estrangeiros que vieram para o Brasil em busca de talentos para uma turnê de artes plásticas. Foz do Iguaçu não estava no roteiro deles, mas ao visitar a cidade, durante a Copa do Mundo no Brasil, em 2014, eles souberam da performance de Monanc, que pintou num sobrevoo de helicóptero as Cataratas para a campanha que elegeu o atrativo como uma das sete novas maravilhosas da natureza. Eles pesquisaram a obra de Monanc e, depois de um ano de contatos, fizeram o convite.

Autodidata, Monanc pegou gosto pelas artes plásticas ainda criança, mas pinta profissionalmente há aproximadamente seis anos. Suas obras estão registradas e catalogadas em Toscana, na Itália. Para o artista, levar as artes plásticas para fora do país é uma honra. “Muitos só ficam conhecendo o Brasil pela música e futebol. Essa será uma oportunidade de mostrar nosso trabalho em um gênero diferente. Será uma emoção muito grande”, disse o artista. “Mais importante que vender as obras, é passar a mensagem de respeito à natureza e ter contato com renomados profissionais do ramo”, complementou.

Monanc conta que sua obra tem como grande diferencial a forma de pintar. “Meu tipo de pintura moderna impressionista é feita a 1.500 graus centígrados. Uso maçarico e álcool para dar uma nova cor. Minha pintura vem com energia. O vermelho nem sempre é vermelho, o azul leva uma tonalidade diferente”, explica.

Em sua pintura, ele utiliza um laboratório gigantesco de matérias-primas, seja para fazer uma simples aquarela, um quadro a óleo ou uma têmpora. 

Essa não será a primeira vez que o pintor vai levar sua arte para fora do Brasil. Monanc já viveu na Europa e expôs na Itália. Quem quiser colaborar com o artista pode entrar em contato com ele pelos números (45) 88426969 e (45) 99239083.

 

Principais mostras e iniciativas do pintor

2014 –  Museum of Musical Arts Temática (Maior coleção da América Latina), em São Paulo.

2012 –  Exposição Permanente,  no Taj, em Foz do Iguaçu

2011 –  Desempenho-arte: o artista fez uma performance  no ar. Num sobrevoo de helicóptero sobre as Cataratas do Iguaçu, pintou um quadro para marcar a campanha que elegeu Foz do Iguaçu uma das sete novas maravilhas da natureza

2011-  Mural sobre a fauna e a flora de Foz do Iguaçu, no Brasil.

2009-  Exposição “Anyma” Inside Art Gallery, Città della Pieve, na Itália.

2007- Renhecimento artístico  da “Accademia dei Dioscuri”, em Roma, na Itália, como melhor pintor estrangeiro.

2007 Abriu a mostra “Primavera”, em Roma, com o mural intitulado “Luz do meu Brasil”.

1999 –  Fez um mural dedicado ao futebol da Seleção Brasileira na Copa América, no Paraguai.

1997-  Inauguração Monanc coletiva para alunos do Conservatório de Mozart Don Petro Palace Hotel, Brasil.

1997 –  Evento dedicado à leitura das obras de Frida Kahlo, em todas as principais cidades do Brasil e do México. Brasil e México.

More to explorer