PUBLICIDADE

Ambulatório de Tratamento de Feridas fortalece a assistência especializada em Foz do Iguaçu

Site Iguassu News tam foto - 2026-01-13T155726.569

Coberturas com produtos especializados garantem tratamentos eficazes e mais conforto aos pacientes.

O Ambulatório de Tratamento de Feridas de Foz do Iguaçu é um serviço estratégico da Secretaria Municipal de Saúde e desempenha papel fundamental na Atenção Especializada, assegurando atendimento técnico, contínuo e humanizado a pacientes com feridas crônicas e de difícil cicatrização. Com atuação integrada à rede municipal, o ambulatório contribui diretamente para a prevenção de complicações clínicas, redução de internações hospitalares e promoção da qualidade de vida da população, especialmente de idosos e pessoas com doenças crônicas.

Atualmente, o serviço realiza, em média, cerca de 500 atendimentos mensais, recebendo pacientes encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Entre as principais demandas estão as úlceras vasculogênicas decorrentes de varizes, lesões do pé diabético, úlceras por pressão — frequentes em pacientes acamados —, além do atendimento a pessoas com queimaduras e outras lesões complexas.

Mais de 90% do público assistido é composto por idosos e pacientes com comorbidades, como diabetes, hipertensão, doenças renais, cardiopatias, entre outras condições que interferem no processo de cicatrização. Diante desse cenário, o acompanhamento especializado é essencial para evitar agravamentos, infecções e procedimentos mais invasivos.

O Ambulatório de Tratamento de Feridas conta com equipe multiprofissional formada por dois enfermeiros especialistas na área, três técnicos/auxiliares de enfermagem e aguarda a incorporação de um médico clínico geral, por meio de concurso público, com o objetivo de ampliar e qualificar ainda mais a assistência prestada.

Além do atendimento ambulatorial, o serviço atua de forma articulada com outras frentes da rede municipal de saúde, oferecendo suporte às equipes de atenção domiciliar, como o Serviço de Atenção Domiciliar (SAD – Melhor em Casa), garantindo a continuidade do cuidado aos pacientes com limitações de mobilidade.

Segundo a enfermeira responsável, Jaciara Krummenauer, ao longo de 2025 foram realizados 5.322 atendimentos. “Utilizamos coberturas com produtos especializados, disponíveis em poucos municípios do Paraná, reflexo da preocupação da gestão em buscar o que há de mais eficaz no tratamento, com resultados extremamente positivos para os pacientes”.

O acesso ao Ambulatório de Tratamento de Feridas ocorre de forma regulada. O usuário deve procurar inicialmente a Unidade Básica de Saúde de referência, onde será avaliado por enfermeiro ou médico. Havendo indicação clínica para acompanhamento especializado, o encaminhamento é realizado por meio do sistema RP Saúde. Esse fluxo fortalece a integração entre a Atenção Básica e a Atenção Especializada, assegurando organização da rede, maior resolutividade dos atendimentos e utilização adequada dos serviços de saúde.

Com a manutenção e o fortalecimento de serviços especializados como o Ambulatório de Tratamento de Feridas, o município de Foz do Iguaçu reafirma seu compromisso com a qualificação da saúde pública, a integralidade do cuidado e a promoção de mais dignidade e segurança à população.

Post relacionados