Comemoração vai ter show do cantor Jão e do DJ Jujuba, além de espetáculo de drones e do grupo LightWire. Evento vai arrecadar doações para o Rio Grande do Sul.
Um palco de 40 metros de frente, um dragão de 12 metros de envergadura e 7 metros de altura, show de luzes e drones, e o cantor e compositor Jão como atração principal. O Gramadão da Vila A está preparado para receber um grande espetáculo gratuito e aberto à comunidade, neste domingo (19), para celebrar os 50 anos da Itaipu Binacional, completados nesta sexta-feira, 17 de maio. A expectativa de público é de 50 mil pessoas.
Durante o evento, o público poderá fazer doações em solidariedade às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. Serão arrecadadas roupas, calçados, alimentos não perecíveis, água e produtos de higiene pessoal, como sabonete, pasta de dente, fraldas e absorventes. A orientação para quem doar roupas é separar as peças masculinas e femininas, além de amarrar os pares de calçados um ao outro antes da entrega.
O evento começa às 19h com uma fala do diretor-geral brasileiro, Enio Verri, que vai comentar sobre o primeiro cinquentenário de Itaipu e sua importância para o Brasil e o Paraguai. Em seguida, o grupo LightWire fará um espetáculo incrível em que a luz ganha vida por meio de som, música e histórias cativantes. Na sequência, um show de drones ilumina o céu do Gramadão.
A partir das 19h30, o músico iguaçuense Juliano Brusnicki (DJ Jujuba) anima o público antes da entrada de Jão. Designer, performer, produtor de eventos e DJ, Jujuba está na carreira desde 2016, animando festas com músicas pop voltadas para públicos de todas as idades. Entre suas performances estão a abertura do show da drag queen Pablo Vittar em 2016 e em 2019, a criação de festas como Soda Pop e Candyshop, que carregam a identidade própria do DJ.
Na sequência, é a vez da grande atração da noite, o cantor e compositor Jão, que em 2024 faz a sua “Superturnê”, passando pelas principais cidades do País. Jão iniciou sua carreira em 2016 e é hoje um dos cantores mais aclamados da geração Z. O sucesso do artista começou em 2021, quando lançou seu terceiro álbum chamado “Pirata”. Desde então, Jão conquista fãs de todos os lugares do Brasil e do mundo.
Em 2023, o cantor alcançou a maior estreia de um álbum no Spotify Brasil, título que antes era preenchido por Taylor Swift. O álbum foi reproduzido por 120 mil ouvintes nos primeiros 30 minutos, e mais de 8,4 milhões de plays no primeiro dia. Além disso, o cantor está com a presença confirmada no Rock In Rio Lisboa e Rio de Janeiro, na Festa Junina de Votorantim, em São Paulo, e no Festival de Inverno da Bahia.
50 anos
Itaipu celebrou seus 50 anos na manhã desta sexta-feira (17), com uma cerimônia para os empregados e empregadas brasileiros(as) e paraguaios(as), na pista localizada em frente ao Edifício da Produção, onde trabalha a maior parte das equipes da Diretoria Técnica da usina. A festa celebrou, ainda, os 40 anos de produção de energia e os 3 bilhões de megawatts-hora alcançados em março deste ano.
Ainda dentro da programação de Itaipu para os moradores da região, o renomado ator Paulo Betti apresentará sua peça “Autobiografia Autorizada” em 15 municípios do Paraná. Também estão previstas exibições reduzidas do documentário dos 50 anos de Itaipu (Ação Itaipu em Cena) e da animação Lorax, em 20 municípios atendidos pelo Programa Itaipu Mais que Energia, 15 deles no Estado do Paraná e outros cinco no Mato Grosso do Sul.