A galeria Golan Rouzkhosh, em Paris, na França, faz nesta quinta-feira, 11, das 18h às 22h (15h às 19h, no Brasil), a vernissage do artista plástico iguaçuense Adriano Monanc. O evento, que reúne a crítica especializada e potenciais clientes, será uma grande oportunidade para o artista testar a qualidade de seu trabalho entre um público bastante exigente.
A mostra “Novas Cores” está em exposição desde o último dia 4 e prossegue até 16 de fevereiro no local. Dependendo do resultado, a programação poderá ser estendida. Depois de Paris, a turnê deve seguir para Bruxelas, na Bélgica; Principado de Mônaco; Dubai, nos Emirados Árabes; e Nova York, nos Estados Unidos. O artista tem o apoio cultural da Itaipu Binacional e do complexo Rafain.
“Novas Cores” reúne 26 obras e é marcada pelo traço impressionista característico de Monanc. A mostra convida o público a tomar uma atitude de respeito em relação à natureza. A coletânea é inspirada na fauna e flora da região de Foz do Iguaçu, terra natal do artista e um dos principais destinos turísticos do Brasil.
Monanc viajou para a França a convite de dois caçadores de talento da empresa Gringo Production. Eles conheceram a obra do artista em Foz do Iguaçu, durante a Copa do Mundo no Brasil, em 2014. Os estrangeiros ficaram fascinados pelo trabalho do iguaçuense.
Autodidata, Monanc pegou gosto pelas artes plásticas ainda criança, mas só passou a pintar profissionalmente há seis anos. O acervo do pintor está registrado e catalogado em Toscana, Itália.
A forma de pintar, com o uso de maçaricos a uma temperatura de até 1.500 graus, é o grande diferencial do trabalho de Monanc. O artista já fez várias exposições no Brasil e na Itália e participou de várias ações midiáticas para mostrar seu talento e divulgar o Destino Iguaçu, como no sobrevoo das Cataratas do Iguaçu, em 2011, quando ele pintou um quadro em homenagem ao atrativo. A iniciativa marcou a campanha das eleições da atração como uma das novas sete maravilhas da natureza.
{gallery}Adriano Monanc{/gallery}