Aumenta movimento do Aeroporto de Foz do Iguaçu no primeiro semestre

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

 O Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu fechou o primeiro semestre deste ano com a movimentação de 1.017.995 passageiros, o que representou um crescimento de 13,08% em relação ao mesmo período de 2014, quando passaram pelo terminal 900.243 passageiros.

Segundo o levantamento da Infraero, que administra o aeroporto, o primeiro trimestre deste ano foi o que teve os melhores resultados, com alta de 28% em janeiro, 17% em fevereiro e quase 13% em março. Mas, no segundo trimestre, o aumento também foi expressivo: 11% em abril, 5% em maio e 4% em junho.

O superintendente do aeroporto, Eduardo Ludwig, diz que o crescimento “acima das projeções da economia nacional” vai confirmando a previsão de um recorde anual histórico, em 2015. A expectativa é que o movimento de embarques e desembarques supere 2 milhões de passageiros, ante o recorde atual de 1.880.620 passageiros, registrado no ano passado.

Parque e Itaipu
Embora a economia brasileira não esteja num de seus melhores momentos, o movimento no aeroporto e nos principais atrativos de Foz do Iguaçu mostra que o turismo na região vive um bom momento. O Parque Nacional do Iguaçu teve o melhor primeiro semestre de sua história, com 755.835 visitantes, 2% a mais do que no mesmo período do ano passado.

E o Complexo Turístico Itaipu recebeu 272.709 turistas, um crescimento de 7,15% na comparação com o primeiro semestre de 2014. O total de visitantes na usina – 356.659 pessoas – só não foi maior porque houve uma queda no número de visitas institucionais e turísticas, na margem paraguaia.

Dólar e feriadões
O número de feriados no primeiro semestre deste ano (os “feriadões”) foi o que mais contribuiu para o aumento na vinda de turistas brasileiros a Foz do Iguaçu. A valorização do dólar frente ao real também pode ter sido responsável pelo crescimento da presença de turistas estrangeiros (o Parque Nacional do Iguaçu registrou uma alta de 5,26%), principalmente dos países do Mercosul (alta de 10%).

Para o segundo semestre, a expectativa é também de movimento crescente na comparação com 2014, já que o dólar deve se manter valorizado e há um bom número de feriados prolongados. Os principais caem numa segunda-feira: Independência (7 de setembro), Padroeira (12 de outubro), Finados (2 de novembro) e Natal (25 de dezembro). 

As ações de apoio ao turismo fazem parte da missão ampliada de Itaipu.

(Itaipu Binacional)

Explore mais