Brasil recebeu mais de 6 milhões de turistas estrangeiros em 2015

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

O Brasil manteve, em 2015, praticamente o mesmo fluxo de turistas estrangeiros do ano anterior. De acordo com o Anuário Estatístico do Turismo, 6.305.838 estrangeiros desembarcaram no País no ano passado. O número de visitantes do exterior ficou apenas 1,9% menor que em 2014, quando foi realizada a Copa do Mundo no Brasil e registrado número recorde de turistas estrangeiros. A Argentina lidera o ranking dos países que mais enviaram turistas, com 33% do total (2.079.823 visitantes), seguida pelos Estados Unidos (575.796) e pelo Chile (306.331).

O presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Marcos Sales, destaca que os números de 2015 apresentam crescimento de 8,5% em relação a 2013, quando o País recebeu 5.813.342 visitantes internacionais. “Esse resultado reflete a continuidade do trabalho de promoção do Brasil no exterior após a megaexposição gerada pela Copa do Mundo. Desde então, a Embratur atua fortemente com um conjunto de ferramentas que envolve a capacitação de profissionais do setor, abertura de novos voos, campanhas publicitárias e press trips com jornalistas internacionais, o que gerou também a diversificação dos destinos brasileiros”, completa Sales.

O ministro do Turismo, Alessandro Teixeira, enfatiza que o revezamento da Tocha Olímpica, que terá início no próximo dia 3 de maio, em Brasília, e percorrerá mais de 330 municípios brasileiros, será o momento decisivo para consolidar os destinos turísticos nacionais para o mundo. “Acredito que o Turismo será o grande legado dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos no Rio e Janeiro”, completou.                           

Turismo Intrarregional

O levantamento feito pelo Ministério do Turismo com base em dados da Polícia Federal aponta que 54% dos turistas estrangeiros no País em 2015 eram dos vizinhos da América do Sul. O Paraguai aparece na 4º posição do ranking, com 301.831 mil visitantes, e o Uruguai em 5º, com 267.321. No continente europeu, a França se destaca na 6ª colocação com o envio de 261.075 turistas.

 Segundo Marcos Sales, os números confirmam a capacidade de expansão do turismo mesmo em situações adversas: “A Organização Mundial do Turismo mostra que a maioria das viagens internacionais acontece dentro da mesma região e o Brasil tem aproveitado esta oportunidade para trazer mais divisas. Esse cenário corrobora o fato de a Argentina ser, historicamente, o nosso maior emissor de turistas, bem como outros países da América do Sul”.

 Portas de entrada

São Paulo continua sendo a principal porta de entrada para os estrangeiros que chegam ao Brasil. Em 2015, 2.248.917 visitantes desembarcaram no Estado, um crescimento de 1,3% em relação a 2014. O Rio de Janeiro aparece em segundo lugar, seguido pelo Rio Grande do Sul, que tem sido escolhido cada vez mais como rota de acesso ao País, principalmente pela via terrestre (89%), o que pode ser explicado pela proximidade com as fronteiras para os países da América do Sul.

(Embratur)

More to explorer