Câmara de Foz aprova criação de autarquia para administrar o Hospital Municipal

WhatsApp Image 2024-03-28 at 2.05.46 PM
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Fundação de Saúde está sendo extinta; providências abrem caminho para uma futura federalização da unidade hospitalar.

O Hospital Municipal Padre Germano Lauck que vem enfrentando desafios de gestão e custeio poderá ter outra realidade. A Câmara de Foz do Iguaçu aprovou nesta quinta-feira, 28 de março, dois projetos do Poder Executivo que abrem caminho para o processo de federalização da unidade hospitalar. Uma das normas extingue a Fundação Municipal de Saúde e o outra cria a Autarquia Municipal de Saúde. As matérias foram aprovadas em dois turnos e agora seguem para sanção do prefeito. Foram aprovadas as novas redações aos projetos nº 16/2024 (extingue a FMS) e o de nº 17/2024 (cria a AMS). Após a sessão, vereadores e funcionários do hospital comemoram juntos a conclusão dessa etapa.

A vereadora Protetora Carol Dedonatti (PP), relatora dos projetos nas comissões reunidas, foi à tribuna da Casa e explanou: “Pautei minhas pesquisas da relatoria em três pilares: com a federalização do HM, a população não poderia ter prejuízo ao atendimento ofertado. E não terão prejuízo, visto que os atendimentos serão ampliados com a alta complexidade. Outra questão é a garantia de emprego aos funcionários da Fundação. Foz e as cidades vizinhas têm dívida histórica com esses profissionais que atuaram muito na pandemia. Outro ponto é a responsabilidade fiscal do projeto em que o município terá orçamento mais enxuto e poderá investir mais na atenção básica”.

A vereadora Anice Gazzaoui (PL) também se pronunciou: “Esse processo de construção do projeto de extinção da Fundação e criação da autarquia escreve mais uma história na saúde de Foz. Devemos contar com atendimento de excelência que é realizado no Hospital”. O presidente da Câmara, João Morales (União Brasil) reforçou: “Hoje estamos diante desse povo porque temos um dever perante a sociedade de Foz. Temos um dever moral perante a todos os servidores do hospital. Temos uma missão e dever, um foco e um dedicação para corrigir e melhorar serviços na nossa cidade”.

Foto: Christian Rizzi – Câmara de Foz

Explore mais