Câmara vai debater revisão integral do Plano de Manejo do Parque Nacional do Iguaçu 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook

Os vereadores de Foz do Iguaçu irão debater com a sociedade civil organizada, representantes do Parque Nacional do Iguaçu, Organizações Não Governamentais e representantes do Governo Federal, em especial do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, a revisão integral do Plano de Manejo do Parque Nacional do Iguaçu.

O tema será debatido em Audiência Pública, prevista para o mês de Outubro, atendendo a um pedido da Vereadora Anice Gazzaoui (PT), que conseguiu a aprovação de um requerimento propondo a realização do evento no plenário da Câmara Municipal.  

Segundo a Vereadora, a portaria instaurada pelo Instituto Chico Mendes, já está em vigor desde 2013 e técnicos já estão realizando trabalhos de revisão integral do plano de manejo. “Entendemos que é de suma importância a discussão do tema com a sociedade e órgão de classe organizados, uma vez que as alterações do plano de manejo irá estabelecer regras de funcionamento do Parque Nacional do Iguaçu. Por isso o alerta para que abramos o debate em torno do assunto, não só do ponto de vista ambiental, mas também econômico”, alertou Anice.

 “Entendo que a revisão deste plano deve ser feita dentro de processo integrado e participativo, uma vez que, ao estabelecer normas ou diretrizes, esta revisão poderá, dentre elas, estabelecer a possibilidade ou não de entrada e circulação de táxis e veículos de turismo credenciados no Parque”, salientou a vereadora.    

O Plano de Manejo é um documento técnico que estabelece o zoneamento e as normas que devem regular o uso da área e o manejo dos recursos naturais de uma unidade de conservação, inclusive a implantação das estruturas físicas necessárias à sua gestão. O documento, segundo a justificava da Vereadora para a realização da Audiência Pública, auxilia na destinação e obtenção de recursos para a implementação das medidas e intervenções propostas.

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade fixou o prazo de 26 de Dezembro de 2015 para que a revisão integral do Plano de Manejo do Parque Nacional do Iguaçu seja apresentado.

(Assessoria Câmara Municipal – Foto: Adilson Borges)

 

Explore mais