Capturam puma no Parque Nacional Iguazú

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Depois de vários avistamentos nos últimos meses, na madrugada de domingo (23), foi capturado m exemplar de puma (puma concolor) que frequentava a área das Cataratas, no Parque Nacional Iguazú (Argentina).  

Todo os passeios do Parque Nacional Iguazú se encontram funcionando com total normalidade, enquanto que terá continuidade a tarefa de controle e monitoramento de fauna através de câmeras armadilhas na Área das Cataratas.

No início de março deste ano a área das Cataratas ficou fechada para visitas por dois dias para que a equipe da administração tentasse capturar o animal que teria sido avistada por turistas e se mostrava agressivo. A tentativa foi infrutífera e o animal continuou aparecendo, agora sendo monitorado por câmeras armadilhas, instaladas nas trilhas.  

O animal, um macho de 44 quilos, se encontra em perfeito estado e foi transferido a uma reserva na localidade de Candelaria, Misiones, ficando sob a responsabilidade do Ministerio de Ecologia da Província (Estado). O local fica cerca de 280 quilômetros do parque argentino. A operação de captura envolveu a equipe técnica e guarda-parques da Área Protegida e da Direção Regional do NEA e especialistas do Instituto de Biologia Subtropical e do Ministerio de Ecologia. 

A decisão de retirar o animal foi decidida em função do comportamento dele estar habituado com a presença humana e a prioridade que sustenta a Administração de Parques Nacionales (APN), é que nestes casos, a orientação é garantir a segurança das pessoas e define no protocolo resultante do “Manejo de Animais Problemas em Área Protegidas”, aprovado pela Resolução 136/2001. 

 

More to explorer