Em outubro, Cascavel vai receber o maior parque de diversões a motor do Brasil: é o Motor Show, evento que promete transformar a cidade na capital nacional dos veículos a motor.
O Motor Show já teve algumas edições em Curitiba, mas agora pode se mudar de mala e cuia, ou melhor, de caixa de ferramentas e graxa, para Cascavel.
A primeira edição está agendada para os dias 10 e 11 de outubro, quando um mundo de relíquias, preciosidades, fúria, beleza e potência vai se instalar no Autódromo Zilmar Beux. Vai reunir em um só lugar tudo que tem motor, principalmente carros e motos, desde modelismo até grandes máquinas, como os Rats Rods..
São esperados aficcionados por motores de todo o Brasil e dos países vizinhos. Apenas a Argentina queria trazer 500 carros.
PROGRAMAÇÃO
E a programação é extensa. Algumas das principais atrações serão o Desafio Rei da Pista, Desafio 201 Hot Rods & Musele Cars, Etapa Extreme Trophy Brasil, Campeonato Dub Style, International Hot Rod Show e Track Day.
A estrutura contará ainda com parque infantil, área de alimentação, centenas de carros e motos em exposição, lojas de souvenirs, acessórios e peças, e muitos shows de bandas de rock’n roll.
RAT E HOT RODS
O evento promete trazer alguns dos mais inusitados veículos e esclarecer definitivamente algumas dúvidas. Afinal, o que é Rat Rod?
Bom, a definição de Hot Rod é mais simples, então vamos começar por ela: traduzindo para o português significa Biela Quente. Simplificando, Hot Rod é um veículo antigo que possui mecânica potente.
Após a 2ª Guerra Mundial, a indústria retornava a fabricação de veículos, mas os modelos eram praticamente os mesmos de 1942, quando houve a interrupção na produção, então os jovens da época começaram a montar carros da década de 20 e 30 com mecânica atualizada.
As carrocerias de carros antigos recebem mecânica moderna, geralmente motores V8 com muitos cromados, além de pinturas chamativas tendo características particulares que refletem a personalidade do proprietário, não importando a marca, o modelo, quantidade de rodas a tração ou tamanho e, sim a criatividade e o bolso de seu construtor.
O Hot Rod foi o primeiro veículo convertido. São, na maioria, veículos das décadas de 20 e de 30, muitas vezes desprovidos de paralamas, parachoques e acessórios. Possuem motores V8 com um veneno pesado e muitos cromados.
Já a definição mais simples do que é Rat Rod: é um hot que parece inacabado; ambos são modificados para chamar a atenção, mas de maneiras diferentes. Enquanto o Hot Rod tem pintura brilhante, acabamento perfeito, tapeçaria e estofamento impecáveis, o Rat Rod remete aos Hots feitos nos anos 40 e 50 só que sem pintura ou então uma tinta fosca. A ideia é algo inacabado mesmo. Muitos brincam que o Hot Rod atrai mulheres e que o Rat as espanta.
Para se ter uma ideia, o veículo tido como o Rat Hod mais conhecido do mundo é um Dodge 1928, que foi comprado por US$ 200 e recebeu um poderoso motor turbo diesel, cummins de 722hp, herdado de uma pick up Dodge. A “obra de arte sobre rodas” inclui peças que vão de maquinas agrícolas até utensílios domésticos.