Se algum atrativo turístico brasileiro quiser ter o recorde de selfies num único dia, terá agora que ultrapassar a marca alcançada nesta quarta-feira (11) pelas Cataratas do Iguaçu: 2.587, auditados pelo RankBrasil. A categoria, criada pelos organizadores do #cataratasday2015, superou as expectativas dos organizadores da ação.
O número de moradores de Foz do Iguaçu e região que participou da homenagem às Cataratas para comemorar o aniversário de quatro anos da eleição como uma das Novas 7 Maravilhas da Natureza, também ficou acima da previsão inicial. Eram esperadas cerca de mil pessoas, mas os ônibus colocados à disposição da população levaram 2.524 passageiros. Muitos iguaçuenses ainda não tinham visitado as Cataratas, conhecidas mundialmente.
No total, entre moradores e turistas, o Parque Nacional do Iguaçu recebeu 5.299 visitantes. Os 2.775 turistas eram das mais diversas procedências, principalmente do Brasil e Argentina, mas também da Alemanha, Estados Unidos e Colômbia. Para todos, as Cataratas ofereceram o espetáculo de uma vazão duas vezes superior à normal, que é de 1.500 metros cúbicos de água por segundo. Pela manhã, o volume superou os 3.600 metros cúbicos de água por segundo.
O alcance das postagens de fotos e vídeos com a hashtag #cataratasday2015 começará a ser medido a partir desta quinta-feira (12), mas a previsão é que a ação pelas mídias sociais, principalmente Facebook, Instagram e Twitter, atingirá a meta de impactar cerca de 50 milhões de pessoas em todo o mundo.
Elogio -O diretor da Fundação New 7 Wonders, Jean Paul de La Fuente, que pela manhã esteve no Parque Nacional Iguazú, na Argentina, e à tarde no Parque Nacional do Iguaçu, no lado brasileiro, elogiou a iniciativa do #cataratasday, já em sua segunda edição. E adiantou que, no ano que vem, haverá também o #iguassuday, para tornar a ação ainda mais internacional.
O superintendente de Comunicação Social da Itaipu e presidente do Fundo Iguaçu, Gilmar Piolla, disse que “chegou a faltar ônibus para trazer os moradores ao Parque. “A população recebeu bem a ideia, entrou no clima e compareceu em número acima das expectativas”, avaliou. Para ele, “as Cataratas têm esse poder mágico de mobilizar as pessoas, tanto no Brasil como na Argentina”.
Primeira vez – Uma pesquisa revela que aproximadamente 40% dos moradores de Foz do Iguaçu não conhecem as Cataratas. Era o caso de Marilza Dias, de 38 anos, e dos filhos Edison (7) e Jéssica (19). Moradores da Vila C, bairro da periferia da cidade, eles aproveitaram ônibus e ingresso gratuitos para conhecer o atrativo e ficaram encantados, apesar de inicialmente o menino sentir um pouco de medo da altura e da imensidão das quedas d´água. Assim como centenas de outros visitantes, fizeram muitos fotos e selfies.
O casal de colombianos Miguel e Ana Duran também visitavam pela primeira vez as Cataratas. Enquanto preparavam um selfie em conjunto, Ana respondeu pelos dois sobre o sentimento em relação a tudo que viam: “É um paraíso único”.
Com cartazes de “Só as lindas”, preparados pela ação #CataratasDay2015, um grupo de excursionistas de terceira idade, vindo de São Paulo, manifestava sua alegria com gritos e aplausos. Mas dona Cleide Daga, mãe de Márcio, o guia que trouxe o grupo, confessou que ao ver as Cataratas, emocionou-se tanto com a beleza que não conteve as lágrimas. “Já chorei muito”, disse. A colega de excursão, Elizabete Cardoso, resumiu: “aqui é o paraíso”.
Visão de expert – O diretor da Fundação New 7 Wonders, Jean Paul de la Fuente, disse que não se cansa de visitar as Cataratas. A trabalho, contou, já veio para cá, “por sorte”, cerca de dez vezes. Mas, em abril deste ano, fez a viagem com toda a família. Ele passou uma recomendação aos turistas: conhecer os dois lados, no Brasil e na Argentina. “Os dois se complementam”, disse. E brincou, sempre em espanhol, que é preciso conhecer as Cataratas “arriba” (lado argentino) e “abajo” (Brasil), mas também bem do alto (sobrevoo de helicóptero) e pela água (passeios de barco).
Para ele, a eleição das Cataratas como uma das Novas 7 Maravilhas da Natureza, que mobilizou “centenas de milhares de pessoas em todo o mundo”, trouxe como resultado um aumento do número de visitantes. “Muita gente vem porque quer realmente conhecer uma maravilha”, afirmou.
O recorde – Embora muito mais pessoas tenham feito selfies nesta quarta-feira, o RankBrasil só considerou válidos aqueles em que as pessoas, logo a seguir, apresentavam um documento para registrar seus nomes. Luciano Cadari, fiscal do RankBrasil, disse que a ideia de registrar esse novo tipo de recorde “foi genial”. Segundo ele, “é uma forma saudável de competição para estimular o turismo no Brasil”.
Além disso, se o número for um recorde mundial, também será enviado para o Guiness Book, com o qual a empresa brasileira tem acordo. O RankBrasil existe há 16 anos e foi criado, por coincidência, justamente num dia 11 de novembro.
(Itaipu Binacional)