Criatividade, capacidade de resolver problemas trabalhando em equipe, autoconfiança, tomada de decisões. Se você já refletiu sobre essas e outras das chamadas habilidades socioemocionais, reconhece que são competências úteis para a vida e essenciais para as profissões do nosso tempo. Por isso estão cada vez mais valorizadas em instituições de ensino inovadoras no Brasil.
Em países líderes do ranking educacional como Reino Unido, Finlândia, Canadá, Cingapura e China, o desenvolvimento das habilidades do século 21 e socioemocionais já é parte do currículo escolar – inclusive integrado a conteúdos de base tecnológica.
Ferramentas da ciência da computação como programação e robótica, quando assimiladas desde cedo pelos alunos, permitem que “situações-problema” lhes sejam apresentadas durante todo o ensino fundamental, exigindo que apliquem um “mix” de conhecimentos técnicos, habilidades cognitivas e socioemocionais, que se assemelha às demandas da vida profissional.
Esses desafios multidisciplinares de projeto ajudam, inclusive, na melhoria da consolidação de conteúdos curriculares à medida que os alunos efetivamente colocam em prática conceitos teóricos de sua vida escolar. Fazendo frente a este grande desafio de formação de nosso século, a Escola COC Semeador está adotando, a partir de 5 de fevereiro, a disciplina Pensamento Computacional, da Mind Makers, em sua grade curricular.
Além de amparado por um rico material pedagógico, kits eletrônicos e recursos didáticos de ponta, os objetivos de formação dos cursos da Mind Makers são rigorosamente alinhados com padrões internacionais, em toda essa amplitude. Todos os alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental terão acesso ao programa, que será oferecido em um ambiente especialmente projetado para essa finalidade.
Para João Lacerda, diretor da Mind Makers, o investimento do COC Semeador num programa como esse mostra seu compromisso com o que há de mais inovador atualmente na educação. “Os cursos da Mind Makers são atrativos e divertidos, ao mesmo tempo que desenvolvem liderança, empreendedorismo, colaboração, persistência e trabalho em equipe. Desta forma, contribuem de maneira efetiva para a formação e futuro da criança, gerando um valor perceptível para pais e educadores”, afirma.
“É motivo de honra e muito orgulho para nós a oportunidade de estarmos em uma escola como o COC Semeador, e temos certeza de que serão colhidos resultados positivos com a implantação do projeto”, completa.
Já a diretora do COC Semeador, Ana Carolina Pereira, destaca que “a participação dos alunos em projetos de habilidades computacionais oportuniza o desenvolvimento da educação criativa, voltada ao ensino na prática, aprofundando os conteúdos ministrados em aula e tornando as descobertas mais atrativas aos alunos”, ressalta. “A Mind Makers vem para somar na educação dos nossos alunos, aliando a qualidade do ensino às tendências de futuro. Nosso objetivo é formar cidadãos com habilidades multidisciplinares”, finaliza.
“Mão na massa” – Amparada por um currículo estruturado e um robusto material pedagógico, a Mind Makers oferece recursos didáticos que reúnem em uma disciplina curricular o melhor dos movimentos Code, desenvolvendo habilidades cognitivas por meio do aprendizado de programação; e Maker, que solidifica o conhecimento abstrato a partir da manipulação e construção de objetos concretos, a famosa “aprendizagem mão na massa”.
Sobre a Mind Makers (www.mindmakers.cc) – Inaugurada em 2016 no bairro de Moema, em São Paulo, a Mind Makers iniciou suas atividades com a proposta de aprimorar as habilidades socioemocionais e o pensamento computacional de crianças e jovens. Baseada nos movimentos Code (que comprova a capacidade das crianças de desenvolver habilidades durante o aprendizado de programação) e Maker (que atesta o aprendizado durante o processo de manipulação de objetos concretos), é liderada pelos sócios João Lacerda e Paulo Alvim, que juntos acumulam experiência de liderança em grandes companhias educacionais e de tecnologia. A partir de um material com amplos recursos pedagógicos, a Mind Makers contribui para o desenvolvimento de mentes criativas por meio do pensamento computacional.
Para saber mais sobre a Mind Makers, acesse: www.mindmakers.com.br.cc.