Colégio Agrícola inicia formação de nova turma de Técnicos em Guia de Turismo

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

O Centro Estadual de Educação Profissional Manoel Moreira Pena, o Colégio Agrícola, recebeu na noite de segunda-feira, 29 de fevereiro, a nova turma do curso Técnico em Guia de Turismo. Diretores da instituição e o coordenador do curso utilizaram o auditório para dar boas-vindas aos 36 estudantes que iniciam o curso neste semestre. 

Os “calouros” foram acompanhados por outra turma que já está no segundo período do curso, que tem de três semestres e carga horária de 1.260 horas aulas.

Na abertura, o coordenador do curso Técnico em Guia de Turismo, Professor Mauro Bandeira, informou que há 10 anos o Colégio Agrícola forma gratuitamente profissionais para o mercado. Neste período cerca de 400 alunos concluíram o curso.

De acordo com Bandeira, a equipe envolvida na formação dos técnicos em guia de turismo busca sempre a qualificação dos mesmos seja através das aulas teóricas ou das atividades prático pedagógicas. “O curso mantém parcerias com entidades da cidade para cooperação técnica e costuma convidar seus representantes para falar aos alunos do curso sobre o mercado do turismo. Por ser um profissão dinâmica, as atividades práticas são fundamentais para sua formação”, disse o professor.

Seguindo a legislação pertinente o Colégio Agrícola exige o cumprimento da carga horária mínima de 800 horas e a execução das atividades práticas obrigatórias para a habilitação de guia regional, que são no mínimo, visita técnica aos atrativos locais   uma viagem de um dia sem pernoite e outra com pernoite em meios de hospedagem e visitas aos atrativos locais e regionais. Além das visitas técnicas, as práticas pedagógicas incluem palestras com representantes de entidades locais ligadas as atividades turísticas, como Sindhotéis, Iguassu CVB, Polícia Federal, Receita Federal, Paraná Turismo, entre outras.  

O exercício da profissão do Guia de Turismo no Brasil é regulado pela Lei Federal 8623/93 e pelo decreto lei 946/93. Entre as previsões legais para exercício da profissão está a exigência da formação técnica específica.  O aluno ao concluir o curso no CEEP Manoel Moreira Pena receberá o Diploma de Técnico em Guia de Turismo, habilitando-o para requerer a credencial de Guia de Turismo Categoria Regional Paraná.

Para mais informações sobre o curso Técnico em Guia de Turismo e outros ofertados pelo CEEP, acesse o site:  www.colegioagricola.com ou ligue (45) 3523 1332.

 

 

More to explorer