Colégio Agrícola oferta curso de formação de Guia de Turismo

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

As inscrições para a próxima turma do curso Técnico em Guia de Turismo do CEEP (Centro Estadual de Educação Profissional Manoel Moreira Pena) estão abertas até o próximo sábado (8). Para participar do curso ofertado pelo Centro, mais conhecido pelo nome de Colégio Agrícola, é necessário que o candidato tenha concluído o Ensino Médio. 

O curso possui uma carga horária de 1.260 horas aulas, divididas em três semestres. O aluno ao concluir o curso receberá o Diploma de Técnico em Guia de Turismo, habilitando-o para requerer a credencial de Guia de Turismo Categoria Regional Paraná.

Seguindo a legislação pertinente o CEEP Manoel Moreira Pena exige o cumprimento das atividade práticas obrigatórias para a habilitação de guia regional, que são no mínimo, uma viagem com e outra sem pernoite em meios de hospedagem e visitas aos atrativos locais e regionais. Além das visitas técnicas, as práticas pedagógicas incluem palestras com representantes de entidades locais ligadas as atividades turísticas, como Sindhotéis, Iguassu CVB, Polícia  Federal, Receita Federal, Paraná Turismo, entre outras.   

O exercício da profissão do Guia de Turismo no Brasil é regulado pela Lei Federal 8623/93 e pelo decreto lei 946/93. Entre as previsões legais para exercício da profissão está a exigência da formação técnica específica.  Em 10 anos o curso técnico em Guia de Turismo do CEEP Manoel Moreira Pena formou e preparou para o mercado de trabalho mais de 320 técnicos. 

 

HISTÓRIA

O Colégio Agrícola foi criado pelo Decreto n.º 9553, em 12 de julho de 1953, com a denominação de Escola dos Trabalhadores Rurais Dr. Ernesto Luiz De Oliveira.  Iniciou em 1956 o curso primário. 

A partir de 1967 passa a denominar-se Ginásio Estadual Manoel Moreira Pena. 

No decorrer dos anos o “Colégio Agrícola” já ofertou cursos de Economia Doméstica, Magistério, Técnico em Produção Agrícola com ênfase em Horticultura, Técnico em Produção agrícola com ênfase em Plantas Medicinais, Técnico em Pecuária com ênfase em Zoonoses.

Com a extinção dos cursos Pós-Médios com especializações, a partir de 2002 o Colégio passa a ofertar o cursos Técnico em Agricultura, Técnico em Pecuária e Técnico em Zoonoses e em 2004, o Curso Técnico em Agropecuária, nas modalidades Integrada e Subsequente, para candidatos que concluiram o Ensino Fundamental ou Médio.

Para mais informações sobre o curso Técnico em Guia de Turismo e outros ofertados pelo centro, acesse o site:  www.colegioagricola.com ou ligue (45) 3523 1332. 

 

 

 

 

 

More to explorer