Coletivo Educador Municipal vai realizar ações de conscientização ambiental para o Dia Mundial da Árvore

WhatsApp Image 2021-09-17 at 18.13.55
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

A data é celebrada no dia 21 de setembro, mas as programações já começam neste fim de semana e duram até o dia 9 de outubro

 

O Dia da Árvore será celebrado mundialmente no próximo dia 21 de setembro, mas as programações voltadas para a data já começam neste fim de semana. As instituições que compõem o Coletivo Educador Municipal de Foz do Iguaçu iniciam neste sábado, 18, atividades de sensibilização ambiental que serão prolongadas até o dia 9 de outubro, com palestras, seminários e atividades práticas.

No sábado, jovens da região do Bubas, que integram um projeto social organizado pelo consórcio responsável pela construção da Ponte da Integração, vão participar do Banho de Floresta, uma atividade para fortalecer as relações e o contato com a natureza.

Para a secretária de Meio Ambiente, Angela Meira, é importante integrar a cidade em campanhas de sensibilização ambiental. “Queremos tornar Foz do Iguaçu um exemplo de sustentabilidade, e essas iniciativas servem também para lembrar o papel de cada pessoa diariamente”.

Agenda das próximas semanas

Ainda durante o mês de setembro, de segunda-feira (20) até sexta-feira (24), docentes e discentes dos Centros de Educação Infantil de Foz do Iguaçu participam da Campanha Educativa Integrada para o Dia da Árvore, trabalhando o tema Biodiversidade e Restauração dos Ecossistemas.

Na quarta-feira, 22, haverá o lançamento do Fórum Permanente das Árvores e palestra sobre Fitocognição. No dia 23, quinta-feira, acontece o segundo Seminário Virtual do Projeto Juventude e Meio Ambiente.

Já na sexta-feira, 24, os alunos do Instituto Federal do Paraná (IFPR) participarão de uma oficina prática de recuperação de nascente e farão plantio de árvores, em local que ainda será definido.

Nos dias 29 de setembro e 9 de outubro o Fórum Permanente de Árvores irá debater dois temas: Arborização Urbana e o Plano Municipal de Mata Atlântica, respectivamente nas datas. O evento termina com o encontro do Conselho de Todos os Seres no Parque Nacional do Iguaçu.

Coletivo Educador Municipal

Todas as atividades serão organizadas em parcerias firmadas pelo Coletivo Educador Municipal, como Secretaria Municipal de Meio Ambiente, uma das gestoras, Itaipu Binacional, Sanepar, Conselho dos Municípios Lindeiros e Instituto Federal do Paraná (IFPR) e Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila). Ao todo, o grupo é composto por 22 instituições.

“O Coletivo é um espaço de formação, diálogo e planejamento de intervenções socioambientais de forma conjunta, participativa e democrática, por meio de parcerias entre poder público, privado e sociedade civil organizada, com o intuito de buscar a melhoria da qualidade de vida do nosso município e região”, disse Roseli Barquez Alves de Assis, chefe da Divisão de Educação Ambiental.

(AMN)

Explore mais