Bate-papo durante o festival trouxe novas perspectivas sobre criação de conteúdo e ocupação de espaços pela comunidade LGBTQIA.
Em um bate-papo leve, bem-humorado e repleto de reflexões, a drag queen, youtuber e apresentadora Lorelay Fox animou o público do Festival Iguassu Inova 2025 na última sexta-feira, 24, falando sobre sua trajetória marcada pela autenticidade e pela arte. Ela compartilhou experiências de vida e conselhos sobre como se reinventar em um mundo digital em constante transformação.
“Eu nunca acreditei que poderia viver da minha arte drag. Era algo impossível há dez anos. Criei meu canal como uma válvula de escape, algo que eu gostaria de assistir. Para nós, LGBTs, faltavam referências de como poderíamos transformar a sociedade”, diz.
Ao longo da conversa, a criadora de conteúdo falou sobre os desafios e aprendizados de manter uma carreira sustentável e coerente com seus valores. “Como criadora independente, tenho o privilégio de testar. Meu conteúdo era mais político e reflexivo, mas isso me esgotava. Hoje busco me divertir com o que produzo, e o público embarca nesse surto comigo”, brincou.

Público autêntico e diverso
Lorelay também refletiu sobre o perfil do público que a acompanha. “Tenho cerca de 70% de mulheres heterossexuais entre os meus seguidores. Isso mostra como meu conteúdo consegue atravessar bolhas. Ao mesmo tempo, toda uma geração de LGBTs cresceu me acompanhando”, destacou.
Uma dessas fãs de longa data é a arquiteta Rebeca Tarini, de Foz do Iguaçu, que celebrou a oportunidade de ver Lorelay de perto. Fã há mais de dez anos, ela destacou o alcance e a sensibilidade do trabalho da artista.
“Como drag, ela consegue alcançar um público que vai além da comunidade LGBT e eu me identifico muito com ela como artista e como pessoa. A visão de mundo dela é muito interessante.”
Rebeca também ressaltou a importância de eventos como o Festival Iguassu Inova levarem pautas de diversidade para o interior do Paraná.
“Moro em Foz desde criança e esse ainda não é um tema muito falado por aqui. Existem grupos e iniciativas dentro das universidades, mas ainda é algo restrito a bolhas. Quando um evento como esse traz novas vozes e perspectivas, é algo muito especial. A população precisa aproveitar para ampliar sua visão de mundo e acolher mais a diversidade”, completou.
Ocupando espaços
Questionada sobre o papel das drags na diversidade, ela lembrou a força desse movimento como ferramenta de questionamento e transformação. “Sempre tivemos um poder muito grande em qualquer meio, questionando a questão de gênero. Hoje vivemos tempos assustadores, mas também de conquistas. Podemos existir publicamente, temos leis que nos defendem e nos vemos na mídia. A nova geração precisa celebrar esses avanços”, conta.
Sobre a relação com o sucesso e os algoritmos, Lorelay ressaltou a importância de autenticidade e constância. “Você pode seguir fórmulas para viralizar, mas o que sustenta uma carreira na internet é se identificar com o que faz. O sucesso real vem da constância e da verdade do criador”, aconselhou.
Lorelay também ressaltou a importância de ambientes verdadeiramente inclusivos. “Para acolher qualquer pessoa LGBTQIA+, é preciso compreender as necessidades específicas de cada uma. Antes mesmo da contratação, é fundamental garantir que os espaços não sejam hostis”, afirmou.
Sobre o Festival Iguassu Inova
Realizado pelo Itaipu Parquetec, em parceria com a Itaipu Binacional e o Governo do Brasil, o evento é gratuito e reúne cinco mundos do conhecimento: Latinoware, FIciências, Sapiens, Summit Tour e Itaipu Parquetec com palestras, hackathons, mostras científicas e culturais, oficinas, gastronomia e shows. Inscrições e programação completa em: www.festivaliguassuinova.com.br.
Patrocinadores
O Festival Iguassu Inova é uma realização do Itaipu Parquetec, em parceria com Itaipu Binacional e Governo Federal, com patrocínio de Polkadot, N&DC, Hub1601, Fundo Iguaçu, Visit Iguassu, Heineken e Outback. O evento tem apoio institucional do Sebrae e Embratur, e promoção da RPC.
(Itaipu Parquetec – Fotos: Kiko Sierich/Itaipu Parquetec)


