Com apoio de crianças, propostas de projetos para a melhoria de dois espaços públicos, serão apresentadas nesta segunda-feira (16)
No próximo dia 16 (segunda-feira), a equipe do projeto Conexões Urbanas, iniciativa do ONU-Habitat, vai apresentar propostas de projetos para a melhoria de dois espaços públicos localizados nas cidades de Foz do Iguaçu (Paraná) e Ciudad del Este (Paraguai). Os projetos são resultado das oficinas de Desenhos de Espaços Públicos, metodologia do ONU-Habitat aplicada em agosto com alunos de 8 a 12 anos de duas escolas da região: a Escola Municipal Olavo Bilac e a Escuela N2966 Nuestra Señora del Huerto.
Durante as oficinas, as crianças realizaram uma caminhada exploratória para conhecer melhor a região de suas escolas e os espaços para intervenção. Depois de realizado o diagnóstico, as crianças desenvolveram um mapa afetivo e uma nuvem de necessidades. A partir dela, eles construíram e apresentaram maquetes que representam seus desejos para tornar esses espaços públicos mais acessíveis, seguros, inclusivos e sustentáveis.
Os projetos foram elaborados pela equipe do Conexões Urbanas baseados nessas maquetes, e serão entregues às prefeituras locais. No evento, a equipe vai apresentar as principais ações propostas, visando a construção de espaços públicos que promovam a integração entre a população da fronteira.
Conexões Urbanas – O projeto tem como objetivo fortalecer os governos locais através do planejamento e desenho urbano participativo de espaços públicos através de recomendações de políticas públicas, desenvolvimento de capacidades do corpo técnico, compartilhamento de conhecimento e apoio à regeneração de espaços públicos. Além da região composta pelas cidades mencionadas, fazem parte do projeto os municípios de Barracão e Bom Jesus do Sul (Paraná), Dionísio Cerqueira (Santa Catarina), Bernardo de Irigoyen (Argentina) e mais duas cidades no Líbano.
SERVIÇO
Apresentação dos resultados das Oficinas de Desenhos de Espaços Públicos em Foz do Iguaçu Onde: Escola Municipal Olavo Bilac. Av. Irio Manganeli, s/n, Gleba Guarani, Foz do Iguaçu (https://goo.gl/maps/rL3X4UFCWW5c4pDH7).
Quando: 16 de outubro (segunda-feira), das 7h30 às 9h15.