Conversa com Pedro Paulo Rangel é atração na Fundação Cultural de Foz do Iguaçu

WhatsApp Image 2022-08-08 at 11.48.20
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Evento será nesta sexta-feira (12) e os ingressos são gratuitos, mas é preciso fazer a reserva

Um dos atores de maior prestígio do Brasil, vem a Foz do Iguaçu e bate um papo com o público iguaçuense falando sobre seus 50 anos de história na carreira artística. Um dos maiores artistas do país celebrou, em 2018-19, bodas de ouro com a profissão. Pedro Paulo Rangel, nascido no Rio de Janeiro, 70 anos redondos vem conhecer a cidade das cataratas trazendo os desafios vividos em sua carreira. Os 50 anos de carreira evocam, para Pepê, “muitas cicatrizes reais e imaginárias”. E uma nostalgia temperada com alguma amargura:

“Essa profissão [de ator] já foi viável, hoje não é mais. Sucessivos desgovernos, desimportância da educação e da cultura… mas repito sempre o que alguém, não sei quem, disse: somos condenamos à esperança.”

Pedro Paulo Rangel é ator multipremiado – dos mais importantes, foram três Molière, dois Shell, um Mambembe. “Sou um dileto filho do teatro, um apaixonado embora não correspondido fã de cinema, mas é a televisão que eu cafetinizo e que me deu tudo o que tenho”, escreve ele na apresentação da peça (texto completo no final).

Sua estreia, no tenso ano de 1968, foi em Roda Viva, de Chico Buarque, direção de José Celso Martinez Correa, com Marieta Severo e Antonio Pedro. Mas, em retrospectiva, o balanço destaca as comédias dentre os gêneros teatrais em que atuou.

Muitos dos quase incontáveis personagens televisivos – estreou em 1969 na Tupi e em 1972 na Globo – não saem da lembrança dos brasileiros. No depoimento ao site Memória Globo, conta que, curiosamente, só passou a se sentir confortável com o ritmo da TV na época do humorístico TV Pirata (1989-1992).

50 ANOS DE TEATRO

“Temos no Brasil um artista imenso. Um ator ganhador três vezes do prêmio Moliere entre outros tantos prêmios. Mas mais do que os prêmios, PP, como é chamado pelos colegas e amigos, é um coração feito das tábuas do palco aonde vivem centenas de personagens e aonde ele recebe o público. Sim, PP, é um artista que recebe o público no seu coração. Ele sem dúvida é um ator raro, um homem de um talento solar que aquece a plateia.

Pedro Paulo Rangel, está trabalhando ao completar 50 anos de carreira, de ofício, de risadas, de emoções, de palavras, de versos, canções, gestos e silêncios reveladores do caráter humano.

Não temos mais artistas assim feito PP, infelizmente são raros, muito raros. Os reconhecemos quando entram no palco, quando aparecem na tela da TV, pois ao seu redor uma força, uma outra presença se estabelece: – A presença da Arte!

Este ator único, traz consigo a presença da arte, a história de um teatro humano, aonde o ator é o mágico que nos faz ver mundos, nos faz ver muitos personagens e sonhar. Não são apenas palavras bonitas este texto sobre PP, são verdades! Quem tem o prazer e a sorte de vê-lo em cena, vai entender a medida da arte e do talento. Este projeto é um marco, pois une dois grandes artistas, António Lobo Antunes, o mestre da Literatura Portuguesa, e Pedro Paulo Rangel um dos nossos grandes atores e referência do teatro.”

Afirma Fernando Philbert, diretor do espetáculo “O Ator e o Lobo” que percorre o Brasil sob produção de Fabrício Chianello, e em cena, Pedro Paulo Rangel.

Serviço
Pedro Paulo Rangel, 50 anos de carreira e histórias
Dia 12 de agosto às 20h
Ingressos gratuitos
Retirada de ingressos: sympla.com.br
Lotação máxima 80 lugares
Fundação Cultural de Foz do Iguaçu
Rua Benjamin Constant 62 – Centro – Foz do Iguaçu

Explore mais