Curso de Ciência da Computação da Unioeste – Foz estabelece parceria de estágio com startup Traact da Califórnia/USA

WhatsApp Image 2022-08-02 at 12.47.41
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

O estágio extracurricular será desenvolvido de forma remota, com duração de três a quatro meses
O curso de Ciência da Computação da Unioeste – Campus Foz do Iguaçu acaba de estabelecer uma parceria de estágio extracurricular com a startup Traact sediada na Califórnia/USA. A parceria foi realizada com o intermédio do Engenheiro de Software e egresso do curso, Wellinthon Meurer Ronfim e o Professor Antonio Marcos M. Hachisuca (Shiro).

O estágio surgiu a partir da participação do egresso da turma no projeto de extensão “Por onde anda você? Interagindo com egressos”. O programa de estágio extracurricular será desenvolvido de forma remota, com duração de três a quatro meses dependendo dos interesses do aluno e da empresa. O estagiário receberá uma bolsa de US$ 200 – US$ 250 dólares por mês e terá a oportunidade de trabalhar em um ambiente de Startup internacional de ritmo acelerado e aprendizagem contínua.

Para o professor Hachisuca, Coordenador do curso de Ciência da Computação da UNIOESTE, com a Pandemia do Covid-19 forçou que muitas empresas de Tecnologia da Informação adotassem o trabalho remoto e as empresas estrangeiras que só selecionavam estagiários ou funcionários residentes nos seus próprios países, começaram a expandir a área de seleção, fazendo com que não existisse mais uma fronteira territorial dentro da área.

“Oferecer a experiência dos nossos acadêmicos a cultura e forma de trabalho em uma empresa norte-americana permitirá uma formação mais completa e gerando mais oportunidades após o término do curso. Vários outros ex-alunos reconhecem a formação técnica e pessoal que a Unioeste proporcionou para eles, e está é uma forma de manter o vínculo com o nosso curso e de certa forma retribuir o que a Universidade proporcionou para a sua formação profissional”, afirma Hachisuca.

Wellinthon Meurer Ronfim, relata que é muito gratificante poder ajudar pessoas que estão passando por uma experiência acadêmica semelhante a que viveu durante a graduação. “Eu sei o quão importante e valioso o estágio pode ser na vida após graduação. Além da experiência profissional de trabalhar em um time e projeto real, seu curriculum se tornará muito mais atrativo na conquista do seu primeiro emprego. E a Unioeste me proporcionou muito conhecimento e experiências, nada mais justo do que eu tentar retribuir de alguma maneira”, diz o Engenheiro de Software.

Mercado de Trabalho

Para a Professora e Coordenadora da disciplina de Estágio Supervisionado do curso de Ciências da Computação, Eliane Nascimento Pereira, as duas vagas de estágio é um importante passo para promover a experiência da prática profissional para alunos do curso. “É uma estratégia de estimular o(a)s aluno(a)s a estarem se preparando para o mercado de trabalho internacional, investido no estudo de uma língua estrangeira e tecnologias exigidas no mercado”, diz a professora.

“A expectativa é de que por meio da aproximação dos egressos com o curso, por meio de extensão, possamos conseguir novas vagas de estágio extracurricular home office (ou presencial) com empresas estrangeiras e nacionais. Além de estabelecer um estreitamento da relação do curso com os egressos, é oportunizar esse tipo de oportunidade intermediado pelos ex – alunos do curso”, conclui Pereira.

Startup
A Startup Traact é uma plataforma de operações jurídicas que ajuda as equipes enxutas a reduzir o tempo gasto e as despesas, rastreando e automatizando partes do fluxo de trabalho jurídico. A empresa permite colaboração em tempo real para participantes em diferentes departamentos, divisões e geografias, tanto dentro e fora da organização.

(Assessoria Unioeste)

Explore mais