Curso promove introdução ao mundo do vinho argentino

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

A Vinoteca Oda em parceria com a Bodega Los Haroldos irá promover o “1º Curso de Introdução ao Mundo do Vinho Argentino” nos dias 21 e 22 de novembro, nas dependências do Iguassu Urban Mall, em Puerto Iguazú.    

Ele será ministrado pelo sommelier Emanuel Renzini e trará ensinamentos aos participantes sobre os vinhos brancos, rosados, tintos e espumantes, explicando a importância de cada terroir ou zona vinícola e o leque de varietais e estilo de vinhos e conceito de blend, envelhecimento em roble. Serão feitos exercícios sensoriais com mostruário de descrições de sabores e aromas do vinho, contendo frutas frescas e secas, flores brancas, azeitona, tabaco, especiarias e ervas. 

Será explicado o conceito a respeito do uso de acessórios como o decantador e utilização de taças corretas para cada tipo de vinho, temperatura dos vinhos e harmonização com alimentos. O público fará ainda a degustação às cegas de toda a linha dos vinhos Los Haroldos, incluindo os brancos, rosés, tintos e espumantes.  

O “1º Curso de Introdução ao Mundo do Vinho Argentino” é direcionado aos interessados em uma especialização sobre vinhos, incluindo gerentes de alimentos & bebidas, chefs de cozinha, maitres, garçons e apreciadores da bebida. Ele é aberto a todas as pessoas e não há necessidade de conhecimento prévio.  

 

Sobre Emanuel Renzini 

Dono de um extenso currículo no mundo vitivinícola, Emanuel Renzini é sommelier e maitre na empresa La Torgnole Gastronomique (Buenos Eires) e docente na empresa E.S.B.E Escuela Superior de Bebidas y Eventos. Sommelier das Bodegas Los Haroldos, Tempus Alba, Cheval de Los Andes, Putruele, Sophenia, entre outras.

Renzini participou das duas edições da Feira Oda al Vino (2015 e 2016) e do

1º Salão do Vinho Argentino, durante o Festival de Turismo das Cataratas, sempre representando a Bodega Los Haroldos, da Família Falasco, tradicional empresa vinícola argentina, localizada na cidade de San Martin.

 

Conteúdo Programático

– Introdução ao Universo Vinícola 

– Considerações Gerais do Velho e Novo Mundo Vinícola

– Zonas Produtivas da Argentina

– Varietais vs Vinhos de Corte (Blend)

– Estilo de Vinhos: Jovens, Reserva e Gran Reserva

– Leque de Varietais (essência de cada varietal e diferença entre os mesmos)

– Temperatura de Serviço

– Módulo Prático – Degustação às Cegas

– Estilo de Garrafas, Taças, Saca-rolhas e Uso de Decantador

 

O 1º Curso de Introdução ao Mundo do Vinho Argentino é uma promoção da Oda Vinoteca e tem o patrocínio da Bodega Los Haroldos. Apoiam a iniciativa El Quincho del Tio Querido e YVY Hotel de Selva. 

O curso será ministrado nos dias 21 e 22 de novembro das 18h30 às 21h30 (horário argentino) e o custo é de $1.500 pesos (cerca de R$300 reais) com direito a certificado de conclusão. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas através do email: ventas@odavinoteca.com.ar ou diretamente nas lojas da Vinoteca ODA em Puerto Iguazú. Em Foz do Iguaçu o contato pode ser feito através do telefone (45) 9980-7948, com Adilson Borges.

 

More to explorer