Os atrativos de Foz do Iguaçu estarão em evidência na Argentina no começo de junho. O Iguassu Convention & Visitors Bureau promoverá o Workshop do Destino Iguaçu em Mar del Plata e na capital Buenos Aires, respectivamente, no dias 6 e 7 de junho.
O evento integra o plano de ação para o mercado da América do Sul, sendo que essa etapa conta com apoio de parceiros locais da hotelaria e atrativos turísticos. Os eventos serão realizados nos Hotéis Sheraton. Em Mar del Plata será das 9h às 12h no Sheraton Mar del Plata. Já em Buenos Aires será das 9h às 12h no Sheraton Libertador.
As ações serão realizadas com foco nos agentes de viagens e operadores de turismo das duas cidades argentinas. A estimativa é receber em média 60 convidados em cada cidade. O objetivo é sensibilizar os profissionais que comercializam o Destino Iguaçu, visando incrementar o fluxo de turistas dessa região já para o ano de 2017.
Haverá um espaço para a apresentação institucional do Destino que será feita por um técnico do Iguassu Convention & Visitors Bureau, além de espaço para as empresas cooperadas do ICVB. Participarão da ação nove empresas mantenedoras, entre hotéis, restaurantes e atrativos turísticos.
Entre as empresas confirmadas estão o Duty Free Shop, Parque das Aves e Turismo Itaipu; El Quincho Del Tio Querido; Bourbon Cataratas Convention, Hotel Continental Inn, Nadai Confort Hotel, Rafain Palace Hotel e Tarobá Hotel.
Do Iguassu CVB, participam a coordenadora de Visitors, Elaine Tenerello; a coordenadora de Projetos, Simone Gogemski; e o assistente de Marketing e Comunicação, Filipe Lafuente. “Queremos potencializar as vendas para o Destino Iguaçu, quer seja de passageiros individuais ou viagens de grupos, tanto aéreo quanto rodoviário”, explica Elaine.
Parceira – Além da parceria com mantenedores, o Workshop do Destino Iguaçu tem apoio da Embaixada do Brasil em Buenos Aires, da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), da AEVYT (Asociación Argentina de Agencias de Viajes y Turismo de Mar del Plata y Sudeste) e do Buenos Aires Convention Bureau.
Na ocasião, será firmado um Termo de Cooperação Institucional entre o Iguassu Convention & Visitors Bureau e o Buenos Aires Convention & Visitors Bureau, com objetivo de intercambiar informações sobre eventos, atuações conjuntas em ações internacionais e projetos de benchmarking (processo de comparação de produtos, serviços e práticas empresariais).
Estratégico – O Iguassu Convention está reforçando suas ações na Argentina (principal mercado emissor de turistas internacionais para Foz do Iguaçu). Em 2016, por exemplo, foram realizadas cinco ações na Argentina, envolvendo Córdoba, Rosário, Santa Fé, Mendoza e Salta.
Levantamento do Parque Nacional do Iguaçu mostra que a Argentina é o primeiro mercado internacional emissor de turistas para Foz do Iguaçu, tendo as Cataratas recebido a visita de 301.800 argentinos em 2015 e de 333.355 argentinos em 2016, com crescimento de 10,5% de um ano para outro.
Observando as tendências de mercado e com o foco de ações voltado para o mercado da Argentina, é possível mensurar os resultados imediatos obtidos. Já no primeiro quadrimestre de 2017 o Parque Nacional do Iguaçu recebeu 128.258 turistas argentinos, contra 86.017 no primeiro quadrimestre de 2016, um fantástico incremento de 49,10%.