A participação do Brasil na 36ª edição da Feira Internacional de Turismo de 2016 – Fitur, em Madri, na Espanha, de 20 a 24 de janeiro, será marcada pela exposição de oito regiões brasileiras, em parceria com a Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo). Com a participação, a estimativa é gerar mais de US$ 1 milhão em negócios para o País.
Os destinos Amazonas, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro e Foz do Iguaçu estarão presentes no estande Brasil, que também contará com o trabalho de promoção de representantes do setor privado, como coexpositores, entre operadores de turismo, meios de hospedagem e companhias aéreas.
“Com essa participação, vamos promover os nossos destinos turísticos, principalmente nos segmentos sol e praia, ecoturismo e aventura, cultura e esportes. Buscamos sempre expandir parcerias e alianças que contribuam para o desenvolvimento e fortalecimento da atividade turística brasileira”, destaca o presidente da Embratur, Vinícius Lummertz.
Lummertz lembra que os Jogos Olímpicos terão destaque no estande Brasil, por meio de totem interativo. O estande, com 306m² e que tem como público-alvo o trade e potenciais turistas, terá como prioridade o ambiente de negócios. Para isso, contará com sala de reunião, business center e o bar Brasil. Em ambiente similar, no ano de 2015, foi possível gerar expectativa de negócios na ordem de US$ 1.141.666,67 para os 12 meses subsequentes.
Fitur 2016 – A 36ª edição da Fitur, considerada um ponto de encontro para profissionais de turismo, reunirá, em uma única plataforma, ações comerciais e de marketing que, combinadas entre si, resultam numa relevante relação custo-benefício ao expositor, que tem acesso rápido e direto aos seus clientes.
A feira, que terá seus últimos dois dias também abertos ao público visitante, coopera para a dinamização do setor e busca atender o público de visitantes de forma diferenciada. O evento contará com oito seções, sendo elas:
▪ Fiturtech (Foro de Innovación y Tecnología Turística);
▪ Investour (Foro de Inversiones y Negócios Turísticos en África);
▪ Fitur Gay (LGBT);
▪ Fitur Green (Foro de Sostenibilidad y Turismo);
▪ Fitur – Know-now & Export (Las soluciones más innovadoras en la gestión turística de las empresas y desarrollos españoles, así como su potencial para acceder a nuevos mercados exteriores);
▪ Encontros B2B (Workshop Hosted Buyers);
▪ Fitur Salud (Sección dedicada a un sector en alza, en colaboración con Spainca);
▪ Fitur Shopping (esta sección incluye un espacio expositivo, área de encuentros profesionales y foros de debate).
Em 2015, o evento recebeu 222.551 visitantes, dentre eles, profissionais, jornalistas e visitantes estrangeiros. Cumpre salientar que 85,5% dos expositores afirmaram ter atingidos seus objetivos, com nível de satisfação de 90,9% em relação participação na feira. A Fitur contou com a participação de 9.419 empresas expositoras de 165 países/regiões.
Calendário de Feiras 2016 – O Brasil, por meio da Embratur, estará presente em 17 grandes feiras internacionais previstas na Agenda de Promoção Comercial do Turismo Brasileiro no Exterior em 2016. Elas serão realizadas em 12 importantes mercados, seguindo as diretrizes do Plano Aquarela, sendo eles: Alemanha, Argentina, Colômbia, Espanha, Estados Unidos, França, Japão, Paraguai, Peru, Portugal, Reino Unido e Rússia. Além do enfoque geral de produtos e destinos, as feiras contemplam os segmentos Cruzeiros, Intercâmbio de estudantes, Mice (Meetings, Incentives, Conferences and Exhibitions) e Negócios.