Diretores, conselheiros e empregados de Itaipu são agraciados com Ordem do Rio Branco

38344_itaipu_foto-Alexandre_Mrchetti
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Nomeação feita pelo presidente da República foi publicada em Diário Oficial na última sexta-feira, 26

Um grupo de quatorze pessoas, entre diretores, conselheiros, empregados, além de uma ex-colaborada de Itaipu, será condecorado com a Ordem do Rio Branco. A indicação é do Itamaraty. A nomeação feita pelo presidente Jair Bolsonaro foi publicada em decreto no Diário Oficial na última sexta-feira, 26. A cerimônia está marcada para o dia 8 de dezembro, às 18h, no Palácio do Itamaraty, em Brasília (DF).

No ano passado, outras cinco pessoas, entre elas, um diretor e uma empregada da binacional, além de três assessores do general Silva e Luna, que à época, estava à frente da diretoria-geral da usina, já haviam recebido a comenda. A nomeação do novo grupo reforça ainda mais o bom relacionamento entre a Itaipu e o Itamaraty.

A Ordem de Rio Branco é uma insígnia que o Presidente da República atribui a pessoas físicas, jurídicas, corporações militares ou instituições civis, nacionais ou estrangeiras, pelos serviços ou méritos excepcionais. A honraria é uma homenagem ao Patrono da Diplomacia Brasileira, o Barão do Rio Branco, e consta de cinco graus: Grã-Cruz, Grande Oficial, Comendador, Oficial e Cavaleiro, além de uma Medalha anexa à Ordem.

Estão na lista dos condecorados os conselheiros de Itaipu José Carlos Aleluia Costa, Maria Aparecida Borghetti, Célio Faria Júnior, Rodrigo Limp, presidente da Eletrobras, o diretor de Coordenação, general Luiz Felipe Kraemer Carbonell, o vice-Almirante Anatalicio Risden Junior, diretor financeiro executivo da Itaipu Binacional, Mariana Favoreto Thiele, diretora jurídica da Itaipu Binacional, o contra-almirante Paulo Roberto da Sila Xavier, diretor administrativo da Itaipu Binacional, o capitão de Fragata Felipe Moreira Ferrão, assessor especial do diretor financeiro executivo da Itaipu Binacional, e o engenheiro José Benedito Mota Júnior, superintendente de Operação da Itaipu Binacional.

Também serão agraciados a ex-colaboradora Carina Ferreira de Paula, assessora especial à época do diretor Silva e Luna, Joanne Cândida Pereira, secretária do Conselho de Administração da Itaipu Binacional, Liz Rosanna Cramer Campos, representante do Ministério das Relações Exteriores da República do Paraguai na Itaipu Binacional e Fernando Cossa, diretor-superintendente do Hospital Ministro Costa Cavalcanti, mantido pela Itaipu Binacional.

No ano passado receberam a comenda o diretor técnico executivo, Celso Torino, a superintendente de Comunicação e de Turismo, Patrícia Liliana Iunovich, os coronéis Aureo Ferreira, Ricardo Bezerra e capitão Arceli de Oliveira.

(Itaipu Binacional – Foto: Alexandre Marchetti)

Explore mais