Doar sangue é simples, seguro e não dói

hemonucleo
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Hemonúcleo de Foz está convocando novos doadores, principalmente de sangue O Negativo.

O processo de doação de sangue é rápido e indolor, mas ainda assim, o número de brasileiros que doam é pequeno. Além disso, o sangue coletado passa por uma série de testes para garantir que esteja livre de qualquer agente transmissor de doenças e que identifica a sua tipagem sanguínea, o que dá segurança não só ao receptor, mas também ao doador. O Hemonúcleo de Foz está convocando novos doadores, principalmente de sangue negativo (O-).

Segundo dados do Ministério da Saúde, 14 em cada grupo de mil brasileiros são doadores de sangue. Número que representa 1,4% da população e que está bem próximo do mínimo recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que é entre 1% e 3%. Aumentar este número é necessário para manter o estoque do banco de sangue.

“Com o agendamento da doação aqui no Hemonúcleo, tornamos o processo ainda mais leve. O doador chega, passa pela recepção, a triagem e, em pouco tempo, já está na coleta”, explica o gerente da unidade, Félix Laber, que continuou: “Todo sangue coletado é testado e só é liberado para uso após ter a segurança comprovada, o que é bom para o receptor e o doador”, pontua. Segundo o gerente, ainda é possível identificar a tipagem sanguínea, em casos que a pessoa não sabe.

Atualmente, o Hemonúcleo de Foz encontra-se com uma baixa no número de doadores do sangue tipo O-, por isso a necessidade de novos doadores. “Nós temos doadores regulares, contudo o consumo deste tipo sanguíneo está grande e precisamos que novas pessoas venham nos ajudar”, salienta Félix. Quem tem sangue O+, A+, A-, AB+, AB-, B+ e B- também pode agendar sua doação, conforme necessidade do Hemonúcleo, pelo site www.hmcc.com.br/hemonucleo ou no e-mail doesangue@hmcc.com.br.

O Hemonúcleo de Foz fica na Avenida Gramado, 364 – Vila A. O horário de atendimento é: de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, e aos sábados, das 7h30 às 12h.

Explore mais