Crianças que visitarem o Eco Park poderão ajudar os biólogos em diversas tarefas no cuidado com os animais que vivem no parque.
Em comemoração ao Dia das Crianças, no dia 12 de outubro, os meninos e meninas que visitarem o Eco Park poderão ajudar os biólogos em diversas tarefas no cuidado com os animais que vivem no parque. E até participar de uma disputa de Caça ao Tesouro. As atividades serão realizadas em dois horários: às 9h e às 14h.
A primeira ação programada para a criançada será organizar os recintos para que os animais possam brincar, como, por exemplo, a criação de móbiles. Depois, as crianças poderão ajudar os profissionais do parque a preparar e alimentar os animais da Mini Fazenda, oferecendo a eles frutas, folhas e verduras.
Outra atividade que estará disponível para a molecada será o “Dia de Fazendeiro”. A ideia é que os visitantes possam acompanhar a rotina dos animais e auxiliar na manutenção dos recintos dos cavalos, coelhos, porquinhos da índia, bezerros e até das lhamas.
Para completar, a equipe de educadores ambientais do parque vai promover um momento de Caça ao Tesouro, com direito a prêmio no final. Todas as pistas serão baseadas em informações sobre a natureza e os bichos do Eco Park.
“Nosso objetivo é promover de forma lúdica e divertida a integração entre as crianças e a natureza”, explicou o educador ambiental Eric Augusto.
Menos estresse, mais criatividade
Segundo especialistas, brincar na natureza é essencial para o desenvolvimento das crianças na primeira infância. O contato com ambiente livre diminui o estresse, incentiva a imaginação estimula a criatividade.
Outro benefício é o fortalecimento do sistema imunológico dos pequenos e a melhora da qualidade do sono. Eles explicam que quando a criança explora o ambiente por meio de brincadeiras aumenta a sensação de bem-estar e relaxamento, como consequência, tem um sono mais tranquilo.
Para a Daiany Caputti, neuropsicopedagoga clínica, outra vantagem desse contato com a natureza é o desenvolvimento sensorial, ou seja, dos cinco sentidos. “Durante o passeio têm contato direto com o som dos animais (audição), com diversas texturas e sensações como a grama (tato), observam a diversidade dos animais e os ambientes (visão), sentem vários cheiros (olfato) e até mesmo podem ter o privilégio de provar uma fruta direto do pé (paladar), experiências maravilhosas e muito importantes para além do estímulo intelectual criar memórias nas crianças”, completou.
O Parque
O Eco Park é um espaço de conscientização e cuidado com as aves, animais e a mata atlântica. O foco principal é contar a relação do homem com os animais por meio de demonstrações de condicionamento animal, interações controladas dos visitantes com as espécies sob seus cuidados e exposições artísticas.
Ele funciona diariamente das 9h às 17h30. As apresentações do Cavalo Crioulo e das Aves de Rapina ocorrem em dois horários, pela manhã, às 10h, e à tarde, às 15h30. Entre às 9h e 17h30, é possível visitar Mini Fazenda e o aviário “Imersão das Aves”.
O Eco Park está localizado a menos de 15 minutos do centro da cidade e a cinco do Parque Nacional do Iguaçu, e ao lado do Dreams Park Show, onde estão: Museu de Cera, Maravilhas do Mundo, Vale dos Dinossauros, Bar de Gelo e o Dreams Motor Show.
Mais informações no nosso site: www.dreamsecopark.com.br