Embratur e Itaipu firmam parceria para realizar press trip em Foz do Iguaçu

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Jornalistas dos principais países emissores de turistas ao Brasil participarão de press trip, entre os meses de agosto e setembro, com o intuito de conhecer o potencial turístico de Foz do Iguaçu. Argentina, Estados Unidos, Chile e França serão algumas das nações convidadas pela Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) e pela Itaipu Binacional para visitar a região e poder repercutir o destino na mídia de seus países de origem.

A press trip ocorrerá no período da Olimpíada e Paralimpíada Rio 2016, ocasião em que o Brasil receberá um grande número de jornalistas estrangeiros, dentre os 25 mil cadastrados e aguardados para o Jogos, de acordo com a previsão do Comitê Olímpico Internacional (COI). A parceria entre a Embratur e a Itaipu foi firmada no último dia 17, durante visita do presidente substituto do Instituto, José Antônio Parente, à hidrelétrica. 

“A Olimpíada é uma oportunidade única para potencializarmos a promoção do turismo brasileiro ao turista internacional e a realização de press trips fortalece ainda mais essa divulgação”, afirmou José Parente. Segundo ele, a regularidade desse tipo de ação permite fomentar a geração de mídia espontânea positiva sobre o Brasil na mídia internacional, aumentando o interesse do público estrangeiro pelo País. 

O interesse de Itaipu nessa parceria, além de divulgar o destino Foz do Iguaçu, se deve à visitação de turistas internacionais à Usina. Somente em 2015, 129.903 turistas estrangeiros participaram de visitas guiadas. Destes, 49.016 eram argentinos, 9.554 uruguaios e 6.883 alemães, conforme Relatório 2015 da Itaipu. 

“Essa parceria irá fortalecer a marca Foz do Iguaçu no mercado global. A exemplo do que já fazemos nas feiras de turismo dos cinco continentes, vamos trabalhando juntos para aproveitar os Jogos Olímpicos e maximizar a divulgação do destino Iguaçu no exterior”, destacou Gilmar Piolla, superintendente de Comunicação Social de Itaipu e vice-presidente do Fundo de Desenvolvimento e Promoção Turística do Iguaçu. 

Ao longo do ano de 2015, a Embratur realizou 10 press trips, que contaram com a participação de 30 jornalistas. Além disso, a Coordenação Geral de Relações Públicas do Instituto articulou, sem custos, a realização de mais seis press trips, que contaram com a participação de mais 15 jornalistas, totalizando 15 ações de press trip e 45 jornalistas convidados em 2015. 

Parcerias, capacitações e apoios a Foz

A Embratur dará apoio à captação do evento 83rd Annual Meeting of the Meteoritical Society, que ocorrerá em agosto, em Berlim. Nesta feira, Foz do Iguaçu será apresentada como candidata à cidade sede da próxima edição do evento, em 2020. No início deste ano, a Embratur apoiou a visita de jornalistas da revista francesa Grandes Reportagens ao destino Foz do Iguaçu. O Instituto, em parceria com o Comitê Descubra Brasil e com a Embaixada do Brasil em Lima, apoiou a realização da capacitação de 80 representantes do trade turístico peruano sobre o estado do Paraná no último dia 30 de maio. 

 

Programa de press trip

Desde 2006, quando a Embratur criou o seu Programa de Relações Públicas, as press trips ganharam impulso como ferramenta de promoção do turismo brasileiro. Entre 2006 e 2010, o Programa de Press Trips da Embratur trouxe ao Brasil 464 jornalistas de 17 países. Como resultado, foram divulgadas 340 reportagens em alguns dos principais jornais, revistas e TVs do mundo. Em pesquisa realizada com 132 jornalistas que já participaram do Programa, 97% afirmaram que gostariam de fazer uma nova press trip ao Brasil. Já de 2010 a 2015, foram feitas mais de 150 viagens pela Embratur.

 

(Embratur – Foto: Rubens Andrade)

 

Explore mais