Empresária será recebida no Consulado da Itália para apresentar pizza feita em Cascavel e Foz

WhatsApp Image 2024-04-15 at 09.46.58
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Convite oficial do consulado no Rio de Janeiro reconhece qualidade da pizza, que segue toda a tradição da legítima pizza napoletana.

Molho de tomate do tipo San Marzano. Farinha legitimamente italiana. Forno que atinja a temperatura exata de 480 graus. Jeitos e trejeitos específicos para a massa, que depois de passar pela longa fermentação de 24 a 48 horas, só pode ser aberta de forma manual, sempre do meio para as bordas. Estes são apenas alguns dos requisitos para que a experiência da pizza napoletana seja autêntica e o mais próximo possível daquela vivida na região de Nápoles, na Itália.

Foi essa tradição – e o respeito a cada uma das etapas – que conquistou Luiza Zenatti Fadanelli durante um intercâmbio em Portugal. Pertinho de casa, ela conheceu uma pizzaria que oferecia muito mais que pizza; lá, além da comida, ela tinha acesso a uma experiência italiana. Pensando nisso, quando retornou para a cidade natal, a empreendedora decidiu que Cascavel e Foz do Iguaçu, cidades onde as pizzarias sempre estão no topo das escolhas, mereciam uma experiência tão boa quanto.

“Eu comia a pizza desse lugar e percebia que havia algo diferente e por isso fui tentando entender como era. Quando voltei pra Cascavel, quis trazer essa experiência para as pessoas. Coloquei como objetivo trazer para a minha região uma pizza que remeta às tradições italianas, mas de um jeito descomplicado, trazendo aquela ideia de reunir amigos e família ao redor da mesa para dividirem uma boa refeição”, relembra.

E é assim que, há cinco anos, Luiza revolucionou o jeito de comer pizza na cidade e também em Foz do Iguaçu, onde a empreendedora tem uma filial da pizzaria. No conceito do empreendimento liderado por ela e pela mãe, Marilene Zenatti, o incentivo é à pizza tradicional e sem frescuras, podendo-se até comer com as mãos, como o próprio restaurante lembra em cada uma das mesas.

“Muitas pessoas ainda se confundem, achando que a pizza napoletana, é aquela do sabor napolitano, com tomate. Mas na verdade, a pizza que trouxemos tem tanta história que é tombada como patrimônio cultural da humanidade pela Unesco. Para preservar essas origens, existe uma série de requisitos que atestam se a receita é realmente próxima da original e na Luigia, trouxemos isso para as pessoas, dando a chance de elas terem uma experiência gastronômica diferente dentro da cidade”, ressalta.

A missão foi cumprida. É o que garante a professora de italiano Saliza Menegat. Ítalo-brasileira, ela morou na Itália por mais de dez anos (entre idas e vindas ao Brasil) e procura a pizzaria para se sentir um pouco mais próxima do país.

“Na Itália, temos vários tipos de pizza, como a romana e a napoletana, por exemplo. As pizzas da Luigia são fiéis ao que temos na Itália, da parte de Nápoles. Claro que alguns sabores se adaptam ao paladar brasileiro, mesmo assim ainda mantém a base italiana. A massa, o formato, os ingredientes de qualidade fazem com que o conjunto nos proporcione uma viagem gastronômica mesmo estando longe fisicamente da Itália”, compartilha Saliza.

Gastronomia é de família
Luiza relata que esse respeito pela gastronomia já vem de gerações. Na família, o grupo de empreendimentos é composto pela Quinta da Oliva, Portal Churrascaria, Páteo do Fogo, Fundo do Fosso e Luigia.

“Minha mãe conta que poucos dias depois de eu ter nascido, ela já me levava para trás do balcão da churrascaria enquanto ela trabalhava. Cresci nesse mundo, aprendendo desde cedo a limpar mesa, tirar lixo, atender os clientes… Foi natural que eu me apaixonasse pelo segmento e quando voltei do intercâmbio, vim decidida a montar algo ligado à pizza napoletana”, conta.

O objetivo deu certo – tão certo que, ainda neste mês, Luiza será recebida no Consulado da Itália do Rio de Janeiro, dada a qualidade da nova tradição que estabeleceram não só em Cascavel, mas também em Foz do Iguaçu, onde a pizzaria tem uma segunda unidade.

“É a realização de um sonho e uma grande honra. Gosto de falar que vendemos mais que pizza, porque toda a equipe tem paixão pelo que faz e o nosso verdadeiro produto é, na verdade, um momento feliz, regado a muita pizza e, às vezes, um bom Aperol (bebida típica italiana)”, completa.

A cerimônia de recepção será neste mês e, por lá, autoridades mundiais do universo da pizza estarão presentes, comprovando que a pizza napoletana também tem lugar especial no oeste paranaense.

Explore mais