Esquadrilha da Fumaça volta a Foz do Iguaçu para a festa do Dia das Crianças

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

 O Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), a popular Esquadrilha da Fumaça que começou a ser criada na década de 1940, volta à Foz do Iguaçu após sete anos – a última apresentação na cidade ocorreu na Semana da Pátria em 2012.

Os aviões da Esquadrilha da Fumaça, segundo o site da Itaipu Binacional, vão sobrevoar o Gramadão da Vila A no dia 5 de outubro, onde acontecerá um evento com diversas atividades recreativas e apresentações artísticas alusivas ao Dia da Criança.

A hidrelétrica binacional ainda não confirmou o restante da grade de atividades e apresentações artísticas que vão ocorrer durante o evento.

Contexto

A Esquadrilha da Fumaça é um grupo de pilotos e mecânicos da Força Aérea Brasileira que fazem demonstrações de acrobacias aéreas pelo Brasil e pelo mundo.

As origens do grupo remontam a década de 1940, quando foi criada a Escola de Aeronáutica na Base Aérea dos Afonsos, no Rio de Janeiro.

A primeira demonstração aérea oficial do grupamento que formaria a Esquadrilha da Fumaça ocorreu em maio de 1952, para uma comitiva estrangeira que visitava a Escola.

Formava-se ali o embrião da Esquadrilha, dentro da Escola de Aeronáutica.

(Cabeza News – Foto: Adilson Borges) 

More to explorer