Estudantes de Foz do Iguaçu são reconhecidos em cerimônia do Programa Empreendendo Futuro

WhatsApp Image 2025-09-30 at 13.25.43
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Cerimônia premiou estudantes pela conclusão da trilha gamificada e anunciou os selecionados para o Hackathon.

O Itaipu Parquetec realizou na última sexta-feira (26), a cerimônia de premiação do Programa Empreendendo Futuro, que reuniu cerca de 200 estudantes no Colégio Estadual Professor Flávio Warken. O evento celebrou a conclusão da trilha gamificada e anunciou os alunos selecionados para representar a instituição de ensino e suas turmas no Hackathon, etapa final que acontecerá durante o Festival Iguassu Inova entre os dias 22 a 25 de outubro.

A ação simboliza a valorização do protagonismo juvenil e reforça o impacto do programa, que tem como objetivo estimular habilidades empreendedoras em jovens do ensino médio. A iniciativa conta com oficinas de aprendizagem, trilha gamificada, ideathons e desafios práticos que estimulam criatividade, inovação e trabalho em equipe.

Em 2025, o Programa Empreendendo Futuro alcançou aproximadamente 2 mil estudantes, de 12 colégios de Foz do Iguaçu e do Instituto Federal do Paraná (IFPR). Durante a cerimônia, que ocorreu parceria com o Sebrae e o Colégio Estadual Professor Flávio Warken, os jovens receberam kits como reconhecimento pelo empenho e dedicação.

O anúncio dos finalistas e a entrega dos prêmios acontecem nas 13 instituições participantes, porém somente em três colégios estão sendo realizadas cerimônias com a presença de diretores e parceiros. Depois do Colégio Professor Flávio Warken, os próximos encontros acontecerão no Colégio Monsenhor Guilherme, na quarta-feira (01/10), e no Colégio Pioneiros, na sexta-feira (03/10).

O gestor de clientes empresariais do Sebrae, Felipe Fernandes, destacou a importância do programa para a formação dos jovens. “Quero expressar a gratidão, em nome do Sebrae, por poder participar de um projeto tão lindo e inspirador como o Empreendendo Futuro. É uma iniciativa que gera impacto positivo e oferece aos jovens novas oportunidades, a partir da perspectiva do empreendedorismo”, afirmou. Ele ressaltou ainda que o programa contribui para que os estudantes alinhem seus primeiros passos rumo à vida profissional. “Parabéns a vocês estudantes que participaram e vivenciaram essa jornada do Empreendendo Futuro”, completou.

O diretor do Colégio Estadual Professor Flávio Warken, Velcir Vonz, ressaltou a importância da parceria com o Itaipu Parquetec e destacou os resultados alcançados pelos alunos da instituição. “É uma satisfação muito grande poder trabalhar com vocês em momentos como esse, quando vemos o resultado das nossas ações. Agradeço ao Itaipu Parquetec por sempre ter esse olhar para o colégio, em iniciativas que têm trazido resultados muito positivos”, afirmou.

Ele lembrou ainda que, entre os formados de 2025, 42 alunos ingressaram em universidades públicas, e que a expectativa é de que esse número seja ainda maior neste ano. “Espero que vocês aproveitem todas as ações desenvolvidas em prol do conhecimento, para que tragam bons resultados, tanto individualmente quanto para o nosso Colégio. Aproveitem todos esses momentos que estão sendo proporcionados”, completou.

Protagonismo Juvenil

Segundo o diretor de Negócios e Empreendedorismo do Itaipu Parquetec, Eduardo de Miranda, o Empreendendo o Futuro mobilizou os estudantes em uma trilha gamificada que desperta habilidades empreendedoras para vida. “Quero agradecer ao Sebrae, ao Núcleo Regional de Educação e ao Colégio. Para nós é uma honra ter as portas abertas para que possamos estar aqui e realizar esse trabalho que representa uma etapa importante dessa jornada”, afirmou.

Ele reforçou a relevância da participação dos estudantes e professores para o fortalecimento da iniciativa. “Quero agradecer também a parceria de vocês. Fruto do empenho, a vontade de acompanhar, participar, interagir e contribuir, o projeto alcançou importantes resultados”, completou o diretor de negócios e empreendedorismo.

A representante do Núcleo Regional de Educação, Melissa Damo, também esteve presente na cerimônia. Ao final, foram anunciados os cincos alunos de cada turma selecionados para o Hackathon: 1º Ano de Desenvolvimento de Sistemas; 3º Ano Desenvolvimento de Sistemas; 1ª A Novo Ensino Médio (NEM); 1ºC Eletromecânica; 2ºC Eletromecânica; 2ºD Eletromecânica e 2ªB Gastronomia.

Explore mais