PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Estudantes de jornalismo do Paraná podem ganhar oportunidade nacional de reportagem

WhatsApp Image 2026-04-24 at 15.28.27

Projeto que será exibido no Fantástico, com mentoria de Caco Barcellos, integra iniciativa da Globo e conta com apoio da RPC para atrair universitários do estado; inscrições estão abertas

A Globo abriu inscrições para o novo quadro do Fantástico, o ‘Profissão Repórter Procura’, e a RPC convida universitários do Paraná a participarem da seleção, que pode levar um estudante paranaense a viver o dia a dia do jornalismo da emissora.

A iniciativa faz parte da Academia LED Globo – Jornalismo na Universidade e será exibida no segundo semestre de 2026. O projeto será conduzido pelo jornalista Caco Barcellos, que irá treinar seis estudantes selecionados e o vencedor ganha a oportunidade de vivenciar o cotidiano do Jornalismo da Globo.

Como afiliada da Globo no estado, a RPC reforça o chamado para que estudantes paranaenses aproveitem a oportunidade de projeção nacional. Podem se inscrever estudantes de Jornalismo que estejam no último ano da graduação, tenham mais de 18 anos e disponibilidade para participar das gravações em julho de 2026, no Rio de Janeiro e em São Paulo.

Para participar, é necessário enviar uma reportagem inédita sobre uma manifestação cultural brasileira, como culinária, folclore, literatura, dança, artesanato ou música. O material pode ser produzido com celular, em formato horizontal, sem necessidade de equipamentos profissionais.

O processo seletivo terá várias etapas. Inicialmente, 20 estudantes serão escolhidos para uma fase de pitching e entrevistas com Caco Barcellos e jornalistas da Globo. Desses, seis avançam para a fase final, que será exibida em cinco episódios do quadro. A cada programa, um participante deixa a disputa, com avaliações baseadas em critérios como construção narrativa, relevância da pauta, decisões em campo e sensibilidade na abordagem das histórias.

Além das reportagens, o quadro também vai mostrar os bastidores do processo, evidenciando os desafios reais do jornalismo, como imprevistos, escolhas editoriais e pressão do tempo. O vencedor terá a oportunidade de vivenciar, na prática, a rotina de um repórter da Globo.

As inscrições seguem abertas até o dia 10 de maio pelo site Movimento LED: Luz na Educação – Iniciativas que Transformam o Futuro.

Post relacionados